TJCE, OAB e CBMCE comemoram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

2 de abril de 2022 - 13:08 # #

Ascom CBMCE | TJCE, OAB/CE e CBMCE comemoram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

CBMCE Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril.

A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo. O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.

O objetivo da data é alertar as sociedades e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Palavras do Comandante-Geral do CBMCE

Áudio do Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo.

Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)

? No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data visa difundir informações e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

? Conheça no vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do TJCE a história de George de Pádua, filho do servidor Antonio de Pádua. Ele mostra que acompanhamento multidisciplinar, juntamente com ambientes acessíveis, inclusivos e acolhedores, são essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas com TEA e seus cuidadores.

▶️ Clique aqui e assista!

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)

Você sabia que atualmente 80% das 305 crianças atendidas pelo Atendimento Educacional Especializado do CMCB fazem parte do espectro autista? O Transtorno do Espectro Autista refere-se a uma ampla gama de condições caracterizadas por dificuldades nas áreas de habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 160 crianças no mundo são autistas, enquanto estima-se que existam no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas dentro do espectro de condições que caracterizam o autismo.

CBMCE Autista

Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram durante o mês inteiro, foi criada a campanha Abril Azul.

A ideia é aprofundar as discussões sobre o autismo, incentivando a inclusão do autista em sociedade e ajudando a fomentar a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CMCB tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

▶️ Clique aqui e leia um pouco mais!

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Na manhã deste sábado, 2 de abril, a Seção Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) promoveu uma “Caminhada de Conscientização do Autismo”, trecho entre a Avenida Beira e o Praia Acessível, na Praia de Iracema.

O evento foi um ato alusivo ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo que visou lembrar a sociedade dos desafios diários enfrentados pelos autistas em busca de respeito, inclusão e acessibilidade diante de um mundo ainda despreparado e desinformado sobre o tema.

Na oportunidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) somou esforços e apoiou a iniciativa com a participação da banda de música da corporação e da viatura especializada para eventos.

Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará

Viatura especializada de eventos