Corpo de Bombeiros promove Curso de Atendimento a Emergência Radiológica e Nuclear

24 de março de 2022 - 18:10 # #

Ascom CBMCE | Texto subtenente BM Carlos Araújo

Bombeiros Militares do 2º Batalhão de Bombeiros Militares participam do Curso de Atendimento a Emergência Radiológica e Nuclear

Militares do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará, participam desde quinta-feira (17), do Curso de Primeira Resposta em Situações de Emergência Radiológica e Nuclear.

Esse curso foi formatado em uma parceria inovadora e arrojada entre o Comando do 2° Batalhão de Bombeiros Militar e o Distrito de Fortaleza da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e tem como objetivo capacitar bombeiros-militares para as ações de primeira resposta a situações de emergência radiológica e nuclear, introduzir os aspectos básicos da preparação para resposta em tais situações e esclarecer os riscos envolvidos para a tomada adequada de decisões operacionais.

Ao final do curso os participantes estarão aptos a reconhecer os aspectos de preparação que devem ser levados a cabo em suas unidade e aplicar os conhecimentos adquiridos em programas de capacitação sobre resposta a emergências radiológicas em suas unidades e identificar e implementar a resposta primária a uma emergência radiológica e nuclear.

CBMCE Curso

O instrutor da CNEN, Ricardo Candeiro, iniciou o curso alertando que a resposta a uma situação de emergência envolvendo radiações ionizantes exige a participação conjunta de profissionais de diversas áreas de conhecimento, pertencentes a organizações públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.

O Comandante Adjunto, Coronel Zélio Menezes, se fez presente na aula inaugural, e em suas palavras afirmou que o tema tende a ser um fator desafiador adicional em ocorrências de incêndio, que dificulta a implementação de ações para a proteção do público, dos profissionais do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará e outras forças públicas presentes no Teatro Operacional.

Para o Comandante do 2º BBM, TC Luiz Claudio, “a formação proporcionará capacitação para que os bombeiros-militares atuem com segurança em ocorrências envolvendo materiais produtores de radiação ionizante, bem como possam adotar uma postura operacional adequada ao enfrentamento dos riscos envolvidos em tais ocorrências”.

O curso terá a duração de 50 horas e proporcionará a capacitação de 25 bombeiros-militares de todas as unidades do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Vidas alheias e riquezas salvar.