Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Caucaia

Ascom CBMCE | 3ªCia/2ºBBM - Quartel de Caucaia

Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Caucaia

Bombeiros Militares de Caucaia realizam simulado de emergência

Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Caucaia. Ao longo da manhã, entre 8 horas e 12 horas, desta sexta-feira, 18 de Março, os bombeiros militares da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/2ºBBM) realizou um simulado de emergência com o apoio de forças amigas, assim como das empresas ENGIE, ESOM e TAG que proporcionou conhecimento e experiência em ocorrências com gases inflamáveis, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

CBMCE simulado de emergência

Além das empresas, as forças amigas também participaram no simulado de emergência, ou seja, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Como também, as guarnições do Corpo de Bombeiros das áreas de combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar (APH).

O simulado de emergência

O simulado de emergência ocorreu no km 16, da Rodovia BR 222 KM, no Município de Caucaia/Ce.

Foi um simulado de vazamento de gás com fogo nas tubulações com todo o aparato de segurança e respeitando todos os protocolos sanitários em face da pandemia do COVID-19, para estar viabilizando e treinando o tempo resposta das empresas e órgãos de segurança pública.

Para tanto, houve o acionamento via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da equipe de combate a incêndios da 3ªCia/2ºBBM, Quartel de Caucaia, para se deslocar até o local do sinistro com o tempo resposta viável. Ao chegar no local no tempo resposta previsto, houve o resgate de uma vítima e a debelação do incêndio  em conjunto com as forças amigas.

Ramais da canalização (KM 350+000 do GASFOR).

Simulado de emergência Caucaia

O objetivo desse exercício, segundo o tenente coronel Marcos Domingos Penucho Diógenes, “é testar e avaliar o poder de resposta do CBMCE, assim como das forças amigas e empresas parceiras em ocorrências complexas em emergências, visando a melhoria contínua e fortalecendo a cultura da prevenção. O simulado de emergência é uma oportunidade de pôr em prática os conhecimentos aprendidos e analisar a capacidade de resposta, rápida, eficiente e sistêmica dos atores envolvidos no processo”, destacou o comandante da 3ªCia/2ºBBM – Quartel de Caucaia, coordenador do simulado de emergência.

CBMCE simulado de emergência Caucaia