Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima de acidente em Saboeiro

18 de março de 2022 - 14:17 # #

Ascom CBMCE | Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Mergulhadores CBMCE

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam corpo de vítima de acidente em barragem

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima de acidente em passagem molhada em Saboeiro. Na manhã desta sexta-feira, 18 de Março, mergulhadopres do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram o corpo de um Senhor de 35 anos de idade, natural de Saboeiro, ao pé da Barragem da Barrinha, no leito do Rio jaguaribe, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

Relatos preliminares, de populares, informaram que o Senhor tentou atravessar a Barragem em sua motocileta e veio a cair junto com esta e foi arrastado pelas águas do Rio Jaguaribe.

CBMCE Mergulhadores

De acordo com o subtenente Diniz, “os bombeiros militares de Iguatu foram acionador por populares por volta de 15 horas da tarde, desta quaarta-feira (16) para atender a ocorrência, contudo, somente na manhã desta sexta-feira (18), por volta das 10 horas, o corpo e a motocicleta foram encontrados e resgatados”, resumiu o mergulhador dos bombeiros de Iguatu da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Miltiar (1ªCia/4ºBBM).

CBMCE Saboeiro

Ao longo dos três dias atuaram no resgate os bombeiros de Iguatu (1ªCia/4ºBBM), de Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) e do Crato (2ªCia/5ºBBM), com os seguintes bombeiros militares: Capitão Josiel, tenente Jackson, subtenente Diniz, subtenente César, subtenente Araújo, sargento Eliclécio, sargento Sérgio, sargento Adalto, soldado S. Lima, soldado Henrique e soldado Victor.

O resgate foi acompanhado por amigos e familiares, o corpo resgatado ficou sob guarda da Polícia Militar e foi entregue ao núcleo da perícia forense de Iguatu.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) orienta a população com dicas de segurança para evitar possíveis afogamentos com crianças e adultos.

Prevenção de acidentes aquáticos

O CBMCE alerta a população para que redobre os cuidados nos momentos de lazer em praias, lagoas ou balneários, além de seguir todos os protocolos sanitários da pandemia da Covid-19, de acordo com os decretos municipais e estaduais. Todos devem lembrar que existem cuidados específicos para cada tipo de local. As lagoas, por serem de água doce, possuem uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade. Já as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, enquanto que os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Orientações do Corpo de Bombeiros

Sempre procure tomar banho próximo ao Guarda-Vidas (GV). Caso não tenha na região de banho, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.

As águas das lagoas costumam ser mais tranquilas. Porém, são um risco, principalmente para as crianças, por serem escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolvem uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos. O banhista pode ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade. Cada uma dessas variáveis individualmente já podem causar um incidente e a vítima de afogamento chega a óbito.

Portanto, se você não conhece o local ou o mesmo não está sinalizado, é importante evitar adentrar ou mergulhar quando passar acima da cintura. “Água no umbigo, sinal de perigo. Contudo, no caso de crianças a maior prevenção é estar junto delas no banho, ou seja, nunca devem estar sozinhas ou distante dos pais ou responsáveis, tanto em piscinas, praias, balneários, lagoas ou rios”, orienta o Capitão Carlos Henrique Vasquez.

No caso de barragens, evite atravessar quando o volume de água estiver muito forte e possa vos arrastar. Se estiver muito forte, aguarde ou mesmo dê a volta, assim, você não vai perder tempo, mas sim manter a sua vida!