15 de março de 2022 - 09:50 # # #

Ascom CBMCE | 1ªCompanhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS)

Corpo de Bombeiros apoia GTAR

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros apoia Gtar-Verdeluz no monitoramento de locais de desova de tartarugas

Corpo de Bombeiros apoia GTAR no monitoramento de locais de desova de tartarugas. Uma guarnição de guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na manhã desta terça-feira (15), apoiou os trabalhos de monitoramento, sinalização e fiscalização do Grupo de Estudos e Articulações Sobre Tartarugas Marinhas (GTAR- Verdeluz), na Praia do Futuro, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

De acordo com o capitão Igor de Oliveira Cabral, “toda terça e quinta-feira, os guarda-vidas da 1ªCSMar com o GTAR, fazem um monitoramento, para localizar os locais de desova das tartarugas, bem como realizar a marcação e identificação”, informa. Como também, “nesta identificação é colocada uma plaquinha do GTAR, solicitando para não violar o ninho e não passar por lá”, depois disto, por volta de 60 dias depois, “voltamos para acompanhar também a eclosão destes ninhos”, resumiu o oficial.

CBMCE apoio ao GTAR

O Gtar-Verdeluz

Em Novembro de 2013 uma tartaruga verde encalhou próximo a Associação Boca do Golfinho no Serviluz, e nada pode ser feito para salvá-la. Dessa história, em 2014, surgiu GTAR-Verdeluz, procurando estudar a vida das tartarugas marinhas, e provar que elas existem em Fortaleza, para que ações dos órgãos competentes em prol de sua conservação pudessem ser cobrados.

Este é subdividido em 3 áreas temáticas: Educação Ambiental, Monitoramentos e Necropsias.

​Leia um pouco mais sobre o projeto GTAR.

Sobre nossa distinta voluntária

“Eu sou Alice, bióloga voluntária e coordenadora do projeto Gtar-verdeluz, do instituto Verdeluz. O projeto atua no Ceará, com foco em Fortaleza-CE, em busca de medidas que mitiguem os impactos nas Tartarugas aqui desde 2015, monitorando os encalhes e desovas na Capital e datando essas informações para o restante do Estado, buscando junto aos órgãos ambientais o resgate de animais vivo a serem enviados ao PCCB em Areia Branca RN, para que possam ser reabilitados”, esclareceu nossa voluntária. ?

CBMCE Gtar-verdeluz

Sobre o Instituto Verdeluz

O Instituto Verdeluz em 2015 tornou-se uma Organização da Sociedade Civil – OSC, e, atualmente possui 4 projetos (Gtar, Grupo de Resíduos Urbanos – Gru, Programa de Participação e Informação Ambiental – Pipa e Ativismo) e 4 setores administrativos (gestão de projetos, gestão de pessoas, captação de recursos e comunicação), 70 voluntários ativos, com uma diversidade de 20+ cursos envolvidos entre graduação e pós-graduação e parceiros sensíveis e preocupados com as questões ambientais que envolvem fortaleza e todo o planeta.

Temos também um site com mais informações: verdeluz.org

CBMCE GTAR

Conforme Alice Frota, “desde o início de 2017 a gente faz os monitoramentos em parceria com o Corpo de Bombeiros, primeiro número na frequência, hoje em dia a gente faz toda semana com vocês, e este ano a gente conseguiu ampliar a área fazendo além da Praia do Futuro e Serviluz, para mais dois, Sabiaguaba e Cofeco, de modo que agora a gente consegue fazer esses 4 trechos aí com vocês”, contextualizou a bióloga voluntária do @InstitutoVerdeluz.

Sigam a gente pelo Instagram pra nos apoiar! @InstitutoVerdeluz