Corpo de Bombeiros certifica binômio especialista na técnica de Mantrailing

14 de março de 2022 - 15:21 # #

Ascom CBMCE | Companhia de Busca com Cães (CBCães)

CBMCE CBCÃES

Primeiro binômio especialista na técnica de Mantrailing do Ceará

Cadela Iara da Companhia de Busca com Cães (CBCães) e cabo João Alves concluem curso e se tornam o binômio especialista na técnica de Mantrailing, de busca por odor específico, é o cabo João Alves e a cadela K9 Iara. Nesta técnica, o binômio necessita de um backup, um militar no apoio tanto logístico, quanto durante a busca, ou seja, basicamente são dois bombeiros militares para um cão. Após o curso, o cabo João Alves & Iara obtiveram êxito na certificação, assim, Iara é o primeiro cão de busca por odor específico de todas as vinculadas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

No período de 7 a 12 de Março de 2022 o Capitão Eliomar Cordeiro Alves e o cabo Joao Alves de Matos Neto com a cadela Iara, da raça braco alemão de pelo curto, raça também nominada de Pointer Alemão, concluíram com êxito o curso de Mantrailing nível I e II, na Cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. O curso se realizou na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL) do Estado, com carga horária de 50 horas / aulas.

CBCAES CBMCE

O braco alemão de pelo curto é um cachorro super obediente que aprende com facilidade e gosta de interagir com os seres humanos. 

Capitão Eliomar Cordeiro Alves

“Ouvia falar sobre essa técnica, mas nunca tinha visto na prática. Quando fomos para a certificação da Liga Nacional dos Bombeiros (Ligabom) no Rio de Janeiro, pude acompanhar 2 cães de lá nessa técnica e vi o potencial que ela tem para nos ajudar nas ocorrências de pessoa perdida em área rural. Insisti para formarmos 1 cão nessa técnica. Seria muito difícil pois era início, escolhi o cabo Joao Alves de Matos Neto ao ver sua dedicação no canil, escolhi a raça por sua capacidade fisiológica, e agora vendo o resultado positivo, nos deixa extremamente felizes”, relatou o capitão Eliomar Cordeiro Alves, da Companhia de Cães.

Cabo Joao Alves de Matos Neto

“A missão de treinamento de busca por odor específico foi muito desafiadora para mim. É uma técnica pouco conhecida no Ceará. Comecei a treinar a IARA com a ajuda dos meus companheiros cachorreiros aqui da CBCães e também cachorreiros de outros estados. Através das redes sociais enviava e recebia vídeos de treinos e assim a minha cadela foi se desenvolvendo. Tivemos oportunidade através do apoio do comando do CBMCE de fazer esse curso de Mantrailing em Natal – RN, onde aprendemos mais técnicas e conseguimos formar e certificar o 1°cão de Odor Específico do Estado do Ceará. Estou muito feliz em ter conseguido essa certificação e trazer este conhecimento desta técnica de busca pro nosso estado”, comentou o cabo João que faz binômio com a cadela Iara.

Sobre o Mantrailing

Mantrailing é a busca específica de cheiro de um indivíduo, seguindo jangadas de pele (células da pele derramadas) onde quer que tenham sido dispersadas. O nariz do cão fica inativo em alguns momentos, adquirindo o cheiro da melhor maneira possível.

Desde modo, o Mantrailing é realmente uma combinação de rastreamento e busca específica, onde o cão usa todas as ferramentas à sua disposição. O clima, o vento e a topologia são fatores determinantes em como o cão funciona.

Por causa disso, os cães de Mantrailing muitas vezes trilham um rastro da pista por vários metros. Além disso, um cão de Mantrailing pode trabalhar trilhas extremamente envelhecidas, enquanto um cão de rastreamento é limitado a apenas trilhas novas, geralmente com menos de 30 minutos.

A técnica completa, com tudo o que pode se fazer com um cão de odor específico foi dividida em três níveis de conhecimento. Quando o militar conclui o curso, pode tentar certificar o seu cão naquele nível respectivo. A certificação é um simulado de ocorrência, no nível I a prova é composta de duas trilhas

Nível I:

1ª trilha Negativa – O odor apresentado é de uma vítima que não passou no local. O cão tem que indicar no condutor;

2ª trilha em Y – Dois figurantes saem juntos e se dividem. Condutor não sabe de quem é odor apresentado. O cão tem que encontrar e indicar o figurante certo.

A trilha é envelhecida no mínimo 50min e a área é de aproximadamente de 600m por 200m em ambiente rural.

Vidas alheias e riquezas salvar!