Cobra jiboia é resgatada pelo Corpo de Bombeiros de caixa de água no Crato

Cobra jiboia é resgatada pelo Corpo de Bombeiros de caixa de água no Crato

CBMCE 2ªCia/5ºBBM - Quartel do Crato

Cobra jiboia é resgatada por Bombeiros Militares da 2ªCia/5ºBBM de Crato

Uma cobra foi resgatada, na tarde desta segunda-feira (14), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O réptil, de quase dois metros de comprimento, estava dentro de uma caixa de água no Bairro Mirandão, na cidade de Crato, pertencente à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Os bombeiros militares da 2ª Companhia do 5º Batalhão do CBMCE foram acionados para a ocorrência. Quando chegaram ao local, a equipe foi informada que a cobra jiboia se encontrava dentro de uma caixa de água de uma praça na Rua São Nicolau, no Bairro Mirandão.

Após buscas, o animal foi localizado. O subtenente José Roberto Bento da Silva, falou sobre o resgate do animal.  “Utilizamos uma pinça para retirar a cobra de aproximadamente 2 metros do local e logo em seguida a soltamos em seu habitat natural, na Floresta Nacional do Araripe (Flona)”, concluiu o bombeiro militar.

CBMCE Cobra

Atuaram no resgate o subtenente Roberto e o soldado Welson Muniz

Dicas de Segurança

Nessa época do ano, quando a quantidade de chuvas aumenta, a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais devido à busca por alimentos. A serpente Philodryas Nattereri, conhecida como “Cobra do Campo”, é uma réptil peçonhento encontrado no Nordeste brasileiro. O animal possui um veneno com efeitos semelhantes ao da jararaca.

Em caso de picadas, não é recomendável sugar o veneno para fora da picada ou fazer torniquete. Na ocasião, lave bem o local da picada, apenas com água e sabão e se mantenha hidratado. É importante procurar o serviço médico mais próximo e, se possível, levar o animal para identificação.