Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba, em Itapipoca

Ascom CBMCE | 5ªCia/3ºBBM - Quartel de Itapipoca

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba, em Itapipoca

Bombeiros Militares de Itapipoca resgatam cavalo de cacimba

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba, em Itapipoca. Na manhã desta segunda-feira, 7 de Março, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) resgatou um animal (cavalo), em Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

CBMCE resgata cavalo de cacimba em Itapipoca

De acordo com o subtenente Araújo, “chegando a localidade de Macaco, constatamos que um cavalo de 250 kg havia caído em uma cacimba de alvenaria de aproximadamente 3 metros de profundidade”, relatou o comandante do socorro.

O resgate

Conforme o subtenente Antônio Araújo da Silva ” para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões “, relatou o comandante do socorro.

Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro militar, que utiliza um cinto paraquedista, após a amarração no cavalo, o bombeiro foi içado primeiro e em seguida o cavalo sem machucado aparente.

Segundo o tutor do animal, ele estava desaparecido desde a noite de domingo (6) e caiu no poço que estava coberto com vegetação.

CBMCE resgate cavalo

Em resumo, a guarnição de busca e salvamento dos bombeiros militares da 5ªCia/3ºBBM que atuaram no resgate do cavalo na cacimba, em Itapipoca, foi composta pelo subtenente Araújo, cabo Fabrício, soldado Pinho e soldado Vidal. Da 5ªCia/3ºBBM – Quartel de Itapipoca.

Corpo de Bombeiros orienta prevenção

Assim como, por prevenção, recomendamos que poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta, evitando assim, acidentes com animais e crianças.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.