Corpo de Bombeiros salva 9 vidas de afogamentos em praias do Ceará

6 de março de 2022 - 19:02 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE salva 9 vidas

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam nove vidas de afogamentos e encontra uma criança perdida. Enquanto que no geral foram realizadas 1.292 prevenções, em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara

O Corpo de Bombeiros salva nove vidas de afogamentos em praias do Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou nove vidas de afogamentos, em Fortaleza e Caucaia. Os dados consideram: sexta-feira (04), sábado (05) e domingo (06).  A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

De acordo com o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, “a 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 637 prevenções na faixa de areia e realizou cinco  salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento, todos de Fortaleza/CE. Foram duas banhistas do sexo feminino com idades de 11 e 36 anos, como também três banhistas do sexo masculino com idades de 14, 22 e 37 anos respectivamente e, encontrou uma criança de 11 anos de idade, do sexo feminino, foi encontrada e entregue aos seus familiares sã e ilesa”, resumiu o comandante da 1ª CSMar/BBS.

CBMCE Guarda vidas

“Os guarda-vidas da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMar) do Corpo de Bombeiros do Ceará, na manhã deste domingo (06), ao assumir o serviço no Posto Vila dos Pescadores no Cumbuco, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). O subtenente Elder e o cabo David notaram que uma família estava com dificuldade de sair da correnteza, desceram rapidamente e conseguiram resgatar a criança e a adolescente (Afogamento Duplo). Por volta das 10h45 outro afogamento em frente ao posto. Para a felicidade nossa todos foram resgatados com sucesso”, relatou o 1º tenente Rodrigo Martim.

2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

De acordo com o 1º tenente Rodrigo Martim, “a 2ªCSMar/BBS que atua nas Praias de Caucaia realizou 282 prevenções na faixa de areia e realizou quatro salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento, todos de Caucaia/CE. Foram uma banhista do sexo feminino com idade de 14 anos, como também três banhistas do sexo masculino com idades de 10, 12 e 16 anos respectivamente”, resumiu o oficial da 2ª CSMar/BBS.

CBMCE guarda-vidas Aracati

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam prevenção em Praias do Aracati

Como também, a 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede no Aracati realizou 98 prevenções, enquanto que os guarda-vidas do Posto Avançado de Jericoacoara realizou 275 prevenções. Não houve incidentes de resgate de pessoas em situação de afogamento nas áreas cobertas por esta companhia e posto avançado.

Efetivo e equipamentos

Em síntese, de acordo com o major Chailon, “o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) viabilizou para essas ações 43 guarda-vidas em 18 postos de guarda-vidas, além de cinco quadriciclos, quatro viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas; Foram utilizadas 4 placas como sinalização de prevenção e houve o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede em Aracati e do Posto Avançado de Jericoacoara”, detalhou o comandante da 1ª CSMar/BBS.