Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de trânsito com vítima presa às ferragens

28 de fevereiro de 2022 - 08:59 # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/BBS - Quartel do Moura Brasil

Salvamentos 1 atua em ocorrência de acidente de trânsito com vítima presa às ferragens no Montese

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de acidente de trânsito com vítima presa às ferragens. Na noite deste domingo, 27 de Fevereiro, a guarnição de busca e salvamento 1 da 1° Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) foi acionada para um acidente veicular na Rua Barão de Sobral, no Bairro Montese, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

De acordo com o 1º tenente Samuel, “o veículo modelo Fusca, colidiu frontalmente contra uma árvore situada na calçada da via. A vítima, um Senhor de 69 anos, encontrava-se consciente, com escoriações leves na região da cabeça e braços, porém com seus membros inferiores presos pelo painel e volante do veículo, danificados durante a colisão, além de prováveis fraturas nas pernas”, relatou o comandante do socorro.

CBMCE acidente de trânsito

O resgate

Para acessar a parte interna do veículo, a guarnição utilizou o equipamento desencarcerador para remover a porta do passageiro e, posteriormente, rebater o painel do automóvel para livrar as pernas da vítima.

Após o procedimento inicial para liberar a vítima das ferragens, com o auxílio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no local, a vítima foi estabilizada e retirada do veículo para ser atendida em uma unidade hospitalar.

Atuaram na Ocorrência: 1° tenente Samuel, subtenente Acelino, cabo Romão e soldado Ferreira, na viatura de Auto Salvamento 64 (AS 64).

Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

CBMCE Kit desencarceramento