Corpo de Bombeiros resgata quatro teiús de galeria de obra em Tauá

21 de fevereiro de 2022 - 13:52 # #

Ascom CBMCE | 3ªCia/3ºBBM - Quartel de Tauá

CBMCE resgate teiú em Tauá

Em janeiro, deste ano, foram resgatados 826 animais em todo o território estadual

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM), realizou o resgate de quatro teiú, na manhã desta segunda-feira (21), no município de Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado.

De acordo com o subtenente Ladston, “os animais se encontravam em uma galeria, na Avenida Clermont Alves de Oliveira, no Bairro Aldeota, no município de Tauá, quando os bombeiros militares foram acionados pelos funcionários da obra para realizar o resgate”, relatou o comandante do socorro.

O acionamento chegou por meio do telefone 193, onde o solicitante informou que haviam 04 (quatro) teiús presos em uma galeria de uma obra.

Após a ação, o animais foi examinado e foi constatado que estava bem de saúde e sem nenhum ferimento aparente. Diante disto, os teiús foram conduzidos e soltos pelos bombeiros militares no respectivo habitat natural, em uma área de mata do município.

CBMCE resgate de teiú em Tauá

A guarnição que atendeu à ocorrência foi composta pelo subtenente Ladston, soldado Muniz, soldado Mickson, soldado Lima Silva e soldado Yuri Muniz, na viatura de Auto Bomba Tanque 49 (ABT 49).

Sobre o teiú

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, tiú, teju açu, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento) e abrange sete espécies em dois gêneros, todas nativas da América do Sul.

Balanço

Durante o mês de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 826 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gaviões, corujas, raposas, entre outros. O balanço de janeiro de 2022 é superior aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 382 e 605 animais, respectivamente.

Em 2021, o CBMCE resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. Em 2020, foram resgatados 5.217 animais, e em 2019, foram 3.919.

CBMCE resgate teiú Tauá

Orientação

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais silvestres ou domésticos, e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

E sempre mantenha-se distante de animais silvestres para a sua segurança, assim como a deles.