Corpo de Bombeiros salva duas vidas de afogamentos na Praia do Futuro em Fortaleza

20 de fevereiro de 2022 - 20:12 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros

CBMCE Guarda vidas Praia do Futuro

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 2 vidas de afogamentos e 2 Atendimentos Pré-Hospitalar (APH) na Praia do Futuro. Enquanto que no geral foram realizadas 1.523 prevenções, em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara

O Corpo de Bombeiros salva duas vidas de afogamentos em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou duas vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza. Os dados consideram: sexta-feira (18), sábado (19) e domingo (20).  A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

De acordo com o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, “a 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 554 prevenções na faixa de areia e realizou dois  salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento, ambos de Fortaleza/CE, uma Senhor de 40 anos de idade e um Senhor de 32 anos de idade, em grau de resgate. Como também houveram dois atendimentos Pré-Hospitalar (APH), sendo um de um jovem de 21 anos de idade que deslocou o ombro, enquanto um jovem de 16 anos sofreu um trauma na cervical depois de dar um mergulho no raso, os dois de Fortaleza/CE. Assim como os dois foram socorridos, o do ombro deslocado foi encaminhado para uma unidade de pronto atendimento da viatura do fiscal de praia, mas o outro, que sofreu trauma na cervical foi atendido e encaminhado pela ambulância de resgate do CBMCE para avaliação clínica e atendimento avançado em uma unidade de trauma”, resumiu o comandante da 1ª CSMar/BBS.

CBMCE

A 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS), com sede em Caucaia realizou  362 prevenções. Enquanto a 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede no Aracati realizou 78 prevenções. Como também, o Posto Avançado de Jericoacoara realizou 529 prevenções. Não houveram incidentes de resgate de pessoas em situação de afogamento nas áreas cobertas por estas companhias e posto avançado.

Efetivo e equipamentos

Conforme o major Chailon, “o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) viabilizou para essas ações 55 guarda-vidas em 23 postos de guarda-vidas, além de nove quadriciclos, cinco viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas; Foram utilizadas 8 placas como sinalização de prevenção e houve o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede em Aracati e do Posto Avançado de Jericoacoara”, detalhou o comandante da 1ª CSMar/BBS.