Corpo de Bombeiros realiza vistoria fiscalizadora em Industrias de Horizonte

Ascom CBMCE | 2ªCia/2ºBBM - Quartel de Horizonte

CBMCE 2ªCia/2ºBBM - Horizonte

Bombeiros Militares realizam vistoria fiscalizadora em Industrias de Horizonte

Na manhã desta sexta-feira (18), a 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/2ºBBM), com sede em Horizonte, realizou Vistoria Fiscalizadora de indústrias de acordo com a Nota de Instrução 07/2022, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)  da 2ªCia | 2°BBM, realizaram vistorias fiscalizadoras em Indústrias localizadas na cidade de Horizonte, fazendo notificações, orientações e esclarecimento de dúvidas quanto ao equipamento obrigatório do sistema preventivo contra incêndio e pânico e a sua regularização perante a corporação.

A equipe do CEPI da 2ªCia | 2ºBBM foi composta pelo tenente coronel Marcos Gomes, 1º tenente Waleska, 1º tenente Ricarte, subtenente Claudio, sargento Orially e soldado Really. As vistorias ocorreram nos diversos bairros de Horizonte ao longo da manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, entre 08h e 12h.

CBMCE HORIZONTE

As vistorias

Devido as indústrias serem consideradas de alto risco, onde há muitos produtos inflamáveis com grandes maquinários e pelo histórico de incêndios em antigas indústrias, tornou-se necessário as fiscalizações para averiguar se há o sistema preventivo exigido através de projetos e se estão em pleno funcionamento e com suas manutenções em dias.

CBMCE HORIZONTE

Competências do CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Ronaldo Roque de Araújo, comandante-geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Whatsapp e Fale conosco

Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações. Como também: Fale conosco – Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (cb.ce.gov.br)

CONVITE - CBMCE e AHECE convidam para esclarecimentos de como regularizar sua edificação

O CEPI

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos, contra incêndios e de projetos de edificações, antes e/ou depois de sua liberação ao uso. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.