Corpo de Bombeiros do Ceará envia militares, cães e equipamentos para Petrópolis (RJ)

18 de fevereiro de 2022 - 18:41 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros do Ceará envia militares, cães e equipamentos para Petrópolis (RJ)

Cumprindo sua missão, conforme o lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) enviou, nesta sexta-feira (18), o reforço de militares, cães treinados e equipamentos cearenses para Petrópolis, no Rio de Janeiro. A cidade foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias, deixando vítimas feridas e mortas.

Ao todo, foram enviados seis militares, entre capitães, subtenentes e soldados. Na composição, constam especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e da Companhia de Busca com Cães (CBCães). Três cães também atuarão nas buscas no Rio de Janeiro. A composição deve regressar ao Ceará em 24 de fevereiro de 2022. Além dos militares, o CBMCE enviará equipamentos de alta geração para captação de escuta sísmica e acústica e uma câmera 360º.

O auxílio foi solicitado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, após o Governo do Ceará disponibilizar o apoio. Nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, lamentou a situação de Petrópolis. “Nossos bombeiros e profissionais da Defesa Civil estão de prontidão caso seja solicitado o reforço. Que Deus conforte as famílias das vítimas”, escreveu.

Equipamentos

Delsar Life Detector LD3
O Delsar Life Detector LD3 é um dispositivo de escuta sísmica/acústica para detectar e localizar vítimas vivas presas em estruturas desmoronadas causadas por terremotos, explosões, deslizamentos de terra, catástrofes em minas ou cavernas. O equipamento converte toda a estrutura colapsada em um grande microfone sensível que transmite ruídos de vítimas enterradas. Os sensores sísmicos e acústicos convertem as vibrações criadas pela vítima viva em sinais sonoros e visuais.

Câmera First look 360°
Produto híbrido de hardware/software para operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e espaço confinado. Utiliza câmeras duplas e software personalizado para unir vários fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360 suave, que pode ser visualizado e manipulado em um dispositivo móvel.

Ações recentes

Em janeiro, o CBMCE participou da “Operação Enchente na Bahia”, que consistiu no apoio de guarnições cearenses ao Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA). No regresso ao Ceará, os militares foram homenageados com o certificado “Superando Expectativas”, entregue pelo coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque.

Vidas alheias e riquezas salvar!