Prevenção: Dicas que salvam!

16 de fevereiro de 2022 - 08:24 #

Ascom CBMCE | 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

CBMCE Prevenção contra afogamentos

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE): Dicas que salvam!

Contexto

O afogamento é a segunda maior causa de morte no Brasil em crianças de 1 a 14 anos.

Por meio da prevenção esses números podem ser reduzidos em até 85%.

Prevenção

O capitão Igor de Oliveira Cabral da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS), a título de prevenção, sugeriu algumas dicas que salvam:

As crianças nunca devem ficar em corpos d’águas sozinhas, mesmo que estejam utilizando boias e/ou coletes de flutuação. Pois as crianças sempre precisam estar acompanhadas por adulto com o olhar e supervisão atentos.

Em nossas casas, condomínios, esses corpos d’água, piscinas, sempre devem estar cercados com o acesso restrito e supervisionado por um adulto.

Devemos ter cuidados também com os ralos que realizam a sucção para limpeza das piscinas. As crianças com cabelos maiores podem ficar presas nesses ralos por conta desta sucção da bomba.

Assim como, os banheiros devem ser mantidos com a porta fechada para que as crianças não tenham acesso aos vasos sanitários, que devem estar tampados e bacias sem água e viradas para baixo.

Para que um afogamento ocorra basta ter uma simples superfície de água suficiente para que a cabeça da criança esteja submersa.

Entre os coletes e boias existentes, procurar uma que fixe bem a boia ao corpo da criança, bem como permita a flutuação total da criança quando ela está na água.

Importante

Mesmo com a boia e/ou colete, a criança não deve ficar sozinha, pois sempre deverá estar com um adulto próximo supervisionando.

Em caso de afogamentos, ligue o número 193, o telefone do Corpo de Bombeiros que é o telefone que salva!

Veja o vídeo aqui!

Vidas alheias e riquezas salvar!