Museu do Corpo de Bombeiros: Quadros da Secretaria da Cultura de Artistas Cearenses

16 de fevereiro de 2022 - 14:10 #

Ascom CBMCE | Museu do Corpo de Bombeiros (MCB)

Museu do Corpo de Bombeiros: Quadros da Secretaria da Cultura do Estado de Artistas Cearenses

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu, na quarta-feira (11), em Dezembro de 2019, uma coleção de quadros de artistas cearenses que irão compor o acervo do Museu do Corpo de Bombeiros (MCB). Seis quadros de artistas cearenses foram concedidos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) para compor a exposição que ficará permanentemente no “Casarão Vermelho”. O Casarão Vermelho está localizado na Rua Oto de Alencar, 215, no Bairro Jacarecanga.

O olhar da estética das obras dos artistas cearense

De acordo com o artista visual da Secult-CE, Carlos , as obras possuem narrativas que contam histórias que falam sobre a função social do CBMCE em nosso Estado. “As obras aqui expostas não constituem, em seu fundamento, decoração do lugar, embora reconheçamos a diferença que fazem no plano estético. Elas, em seu conjunto, constroem uma das muitas possibilidades narrativas da função social do Corpo de Bombeiros no nosso Estado, na medida em que contam sobre os cidadãos que trabalham e se divertem numa relação estreita com o fogo tão necessário às atividades humanas no mundo inteiro. Assim, iniciamos apresentando a relação entre o fogo e o lazer, passamos para o fogo e o trabalho, finalizando com a bravura daqueles que trabalham para proteger a sociedade quando algo de errado em nossa relação com o fogo, e alcançamos, nas duas últimas obras, a preservação do meio ambiente e a segurança social, pela proteção desses profissionais”, finalizou ele.

De acordo com o coronel Ronaldo Roque de Araújo, ressaltou a alegria da corporação de abrigar obras de artistas cearenses que estão no acervo que pertencem ao Governo do Estado do Ceará. Ele destacou a iniciativa. “Hoje é motivo de orgulho podermos mostrar, em uma exposição, para aqueles que visitam o nosso Casarão Vermelho, um pouco da arte e da cultura cearense, através dessas obras importantes dos nossos pintores cearenses”, ressaltou a importância, o comandante geral do CBMCE.