Corpo de Bombeiros resgatou mais de oitocentos animais em Janeiro de 2022

Ascom CBMCE | Resgate de animais

CBMCE resgate de animais

Em Janeiro de 2020, o CBMCE resgatou 826 animais no Estado do Ceará

Durante o mês de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 826 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gaviões, corujas, raposas, entre outros. O balanço de janeiro de 2022 é superior aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 382 e 605 animais, respectivamente.

Entre os atendimentos realizados no ano passado está o de uma cadela que caiu em um poço de 20 metros na cidade do Crato – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. Em homenagem a um dos militares que participou do salvamento, a cadela recebeu o nome de Robertinha.

Além destes, ainda foram socorridos animais como bacurau, bezerro, carcará, cassaco, coruja, égua, garrote, iguana, gato do mato, gavião, gambá de orelha branca, guaxinim, jacaretinga, macaco-prego, sagui, tamanduá-mirim e até vaca. Como também foram contabilizados os animais mais resgatados: Cobra jiboia, seguido por Gato, logo depois Iguana, Cassaco e Cachorro.

2022

Já neste janeiro de 2022, o CBMCE resgatou, no Bairro Morada dos Ventos II, em Crateús  – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará, um jacaretinga que se encontrava em um terreno baldio ao lado de residências. Não foi verificado nenhum ferimento aparente e o mesmo foi devolvido ao seu habitat natural. O atendimento foi registrado no domingo (30).

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais.

CBMCE Jacaretinga

Orientação

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Assim como, se deve manter distante de animais silvestres. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.