Corpo de Bombeiros apaga incêndio em tacho de cera de Industria em Maracanaú

5 de fevereiro de 2022 - 11:18 # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em tacho de cera de Industria em Maracanaú

Bombeiros de Maracanaú apagam incêndio em tacho de cera de Industria

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em tacho de cera de Industria em Maracanaú. Na noite desta sexta-feira (4), por volta das 22h34, a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM) com sede em Maracanaú, foi acionado para um incêndio em tacho de cera, na Área Integrada de Segurança 12.

De acordo com o 1º tenente Gerson Araújo, “chegando no local estabelecemos o combate a partir da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 10 (ABTS 10), sendo utilizado cerca de 1800 litros de água e 7% do Líquido Gerador de Espuma (LGE) para o combate e rescaldo do incêndio”, relatou o comandante do socorro.

Os bombeiros militares de Maracanaú foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, os bombeiros se deslocaram para a Avenida Parque Sul, no Bairro Distrito Industrial, em Maracanaú.

CBMCE Maracanaú

Do combate e o rescaldo

A guarnição da 1ªCia/2ºBBM chegou ao local em 4 minutos, que permitiu que o combate fosse iniciado na fase inicial do incêndio. As chamas se concentravam em um dos tachos de cera da empresa. Para o combate, com o uso de mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas foi armada uma linha de ataque direta, da viatura ABTS 10 até o local do tacho. Foi utilizado aproximadamente 1.800 litros de água e 7% do LGE da ABTS 10. De modo concomitante foram utilizados dois métodos de extinção de incêndio, o resfriamento, com água, e o abafamento, com o LGE).

O funcionário responsável pela secção de solvente e refinaria da fábrica, como também do responsável da caldeira acompanharam o combate e o rescaldo, sendo informado que a causa provável do incêndio, segundo estes, “pode ter acontecido que saiu uma centelha de fogo da caldeira e pegou no tacho de cera onde se deu início o incêndio”.

CBMCE Maracanaú

Além do tacho de cera, as chamas do incêndio atingiram uma parte do telhado próximo ao tacho devido a temperatura alta e veio a derreter.

Por prevenção, foi acionada como apoio os bombeiros militares do José Walter (4ªCia/1ºBBM) na ABTS 07, contudo, quando chegaram no local o incêndio já havia sido debelado e se encontravam em rescaldo.

Atuaram na ocorrência, pelo Maracanaú, o 1º tenente Gerson Araújo, o subtenente Cisnando, soldado Ismael Junior e soldado Rocha. Enquanto pelo José Walter: o 1º tenente Airton, o subtenente Pereira, o sargento Goes e o cabo Robson.