2 de fevereiro de 2022 - 18:06 # #

Ascom CBMCE | 3ªCia/1ºBBM - Quartel da Messejana

Corpo de Bombeiros apaga incêndio com vítima na Messejana

Bombeiros da Messejana apagam incêndio com vítima

Corpo de Bombeiros apaga incêndio com vítima na Messejana. Uma guarnição de combate a incêndio da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM) foi acionada para atender um incêndio em residência, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

De acordo com o 1º tenente Fernando Alencar Feitoza, “ao chegarmos no local do incêndio, havia uma vítima de choque elétrico e populares estavam aplicando a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) na vítima, mas o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) chegou rápido e somou esforços e conseguimos estabilizar a mesma. Como também a concessionária de energia elétrica esteve no local e seus agentes desligaram a energia. De pronto foi estabelecido o combate as chamas e posteriormente o rescaldo. A vítima foi conduzida de modo estável na viatura UTI 02 do SAMU até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Do acionamento

Os bombeiros militares da Messejana (3ªCia/1ºBBM) foram acionada por volta das 15h41, da tarde desta quarta-feira (2), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para conter um incêndio na Rua Capanema, no Bairro: Messejana, em Fortaleza/CE. De imediato, os bombeiros militares se deslocaram até o local na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º tenente Alencar, o subtenente Elder, o soldado França, o soldado Andrade e o soldado Wesley.

Do combate

O incêndio atingiu móveis e alguns eletrodomésticos e parte da fiação elétrica, em três cômodos, cozinha e dois quartos, da residência, o incêndio iniciou em um dos quartos da residência e se alastrou pelo corredor até o outro quarto e cozinha, como também foi verificado um dano na estrutura do imóvel, na parte da laje, mas não chegou a cair, mas tem rachaduras aparente.

O rescaldo consistiu em resfriar e dissipar a fumaça que ficou confinada nos ambientes sinistrados. Para debelar o incêndio e realizar o rescaldo, foram utilizados 2.000 (dois mil litros de água) do tanque do ABTS 05. Conforme o 1º tenente Alencar, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o comandante do socorro.

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, no registro de eletricidade.