Corpo de Bombeiros participa de exercício simulado de emergência noturno

31 de janeiro de 2022 - 09:42 #

Ascom CBMCE | 6ªCia/1ºBBM - Aeródromo Internacional de Fortaleza

Bombeiros Militares da 6ªCia/1ºBBM participam de exercício simulado de emergência noturno

A Secão Contra Incêndio (SCI) do aeroporto internacional de Fortaleza participou na madrugada da última quinta-feira (27), nas dependências do mesmo de um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA) no período noturno. O simulado tem como objetivo verificar à operacionalidade, aferir o tempo das equipes de socorro e a orientação das mesmas utilizando o mapa de grade do sítio aeroportuário além de promover a melhora contínua dos procedimentos previstos no Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA).

Segundo a RBAC 153.331 que fala sobre o (ESEA), a operadora do aeródromo (FRAPORT) deve aferir todos os módulos do ESEA num ciclo não superior a 3 (três) anos. E nessa semana foi realizada o exercício simulado do módulo 1 que é o COE (Centro de Operações de Emergência).

A FRAPORT executa mensalmente exercícios simulados e com certa frequência põe em prática o módulo de simulado operacional que é o simulado realizado à noite.

Foi criada a situação de uma colisão entre viaturas com lesão do condutor numa área remota do aeroporto. Esse condutor acionou o APOC, onde o mesmo ativou o COE que logo depois acionou o Carro de Resgate e Salvamento (CRS) da SCI, além da Equipe Médica do aeroporto. As equipes de salvamento chegaram ao local da colisão se orientando pelo mapa de grade disponível nas viaturas. Após a chegada realizaram a simulação do salvamento e logo depois levaram a vítima/condutor para atendimento médico.

A guarnição de Salvamento do CRS da 6ªCIA/1ºGB era composta pelo líder de resgate, Sub Tenente Gouveia, motorista Sub Tenente Neves, e pelos Sub Tenentes Valter e A Nunes.