JBV de Canindé realiza manhã de lazer com competições de natação

30 de janeiro de 2022 - 13:47 # #

Ascom CBMCE | JBV Canindé

JBV Canindé

JBV de Canindé realiza manhã de lazer com competições de natação. Na manhã deste sábado, 29 de Janeiro de 2022 na sede da 6ª Companhia do 3° Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM), com sede em Canindé, realizou uma manhã de lazer com competições de natação e outras modalidades esportivas com a finalidade de integração entre os jovens do Projeto social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Os alunos do projeto Jovem Brigadistas de Valor (JBV) participaram da iniciativa em conjunto com os coordenadores e monitores da 6ªCia/3° BBM de Canindé. Agradecimento especial ao grupo Jardineira Park em ceder o parque aquático para as competições. Muito obrigado!

Histórico do JBV

O JBV iniciou sua atividades em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do Conjunto José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 2.975 brigadistas em 75 núcleos, além da Capital Fortaleza, com 29 núcleos, o projeto alcança os municípios: Maracanaú, Caucaia, Canindé, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Paracuru, Aracati, Horizonte, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Acopiara, Pecém e Tauá.

Após a criação do decreto estadual nº 27.141 de 18 de julho de 2003, os projetos sociais, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, ficaram sob a coordenação do CTDH. As instruções ministradas pelos bombeiros, buscavam estimular os jovens a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua.

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

São repassadas instruções aos jovens entre 14 a 17 anos, noções de cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los.

Vidas alheias e riquezas salvar!