Corpo de Bombeiros resgata animais em Horizonte

24 de janeiro de 2022 - 09:53 # #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | 2ªCia/2ºBBM - Quartel de Horizonte

CBMCE resgata cobra e gato em Horizonte

Bombeiros de Horizonte resgatam duas cobras Jiboia, uma de telhado e outra de jardim e um gato de cajueiro

Corpo de Bombeiros resgata cobra Jiboia em Horizonte. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de uma guarnição da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/2ºBBM), com sede em Horizonte, realizou o resgate de uma cobra jiboia na Rua Manoel Feliciano de Sousa, Bairro Zumbi, na Cidade de Horizonte, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25). O animal silvestre, que foi resgatado por volta das 10 horas da manhã deste domingo (23).

Os bombeiros foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, os bombeiros se deslocaram ao local da ocorrência, verificou-se que havia uma cobra (jiboia) no telhado da casa do solicitante. Os bombeiros utilizaram a pinça para captura de répteis, o animal foi capturado e devolvido ao seu habitat natural, distante de residências, mas sem ferimento aparente.

CBMCE resgate de cobra

A segunda cobra

O resgate ocorreu por volta das 15 horas da tarde do Domingo (23), na Rua Argentina Almeida, na Cidade de Horizonte, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25). O acionamento se deu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

CBMCE resgate de cobra jiboia

O animal encontrava-se camuflado nas árvores do jardim mas, após um longo período de procura, o mesmo foi encontrado, resgatado sem ferimento aparente e devolvido ao seu habitat natural, longe de residências.

A jiboia constritora

A jiboia constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.

A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: subtenente Arley França, subtenente Gustavo, soldado J. Viana, soldado Igor e soldado R. Coelho, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06 ).

O resgate do gato no cajueiro

O resgate ocorreu por volta das 11 horas da manhã deste Domingo (23), na Rua Francisco Mariano, na Cidade de Horizonte, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25). O acionamento se deu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

CBMCE resgate de animal gato em Horizonte

De acordo com o subtenente Arley França, “chegando ao local a guarnição se deparou com um gato que se encontrava no alto de um cajueiro. O animal de estimação subiu na árvore já havia dois dias e não conseguia descer. O gato foi resgatado com o uso de um cambão. Também foram utilizados escada, cadeira de alpinismo e cabos de segurança”, declarou o comandante do socorro.

O gato foi entregue ao seu dono são e salvo e sem nenhum ferimento aparente.

Dica importante!

Em síntese, mantenha-se afastado de animais silvestres e, se for picado por uma cobra, procura tirar uma foto desta para que se possa identificar com precisão o seu tipo, contribuindo com o tratamento. Caso veja uma cobra, mantenha-se distante e ligue 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras

Balanço de resgate de animais

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.