Coruja, Raposa e Macaco-prego são resgatados pelo Corpo de Bombeiros

Ascom CBMCE | Resgate de animais

Corpo de Bombeiros resgate Coruja

Bombeiros Militares resgatam Coruja, Raposa e Macaco-prego

Mais alguns salvamentos bem sucedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que atuou em pelo menos trinta resgates de animais neste final de semana, sábado e domingo. Dentre os resgates destacamos o de uma Coruja Suindara, animal silvestre da espécie Tyto furcata, de uma residência na Rua Osvaldo Cruz, no São João do Tauape, que apareceu desfalecido e mole, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Parceria

Com o apoio da articulação da Comissão de Defesa dos Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (CDDA | OAB/CE), por meio da Dra. Karine Montenegro, foi providenciado um médico veterinário, Dr. Bruno Pessoa, do Laboratório de Estudos Ornitológicos (LABEO), da Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no intento de ser prestado socorro e reabilitação ao animal e, se viável, posterior soltura.

CBMCE resgate de raposa

O resgate da raposa

Os bombeiros militares de Crateús foram acionados pelo número 193 para resgatar uma raposa, Chordata carnívora, animal silvestre, de um cacimbão de 4 metros de profundidade, na localidade de Vaca Brava, no Distrito de Independência, em Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

A equipe ao chegar no local foi informada e conduzida pelo pai do solicitante até onde se encontrava o cacimbão. Para o resgate, o animal foi laçado por meio de cordas e a utilização do nó de correr e posteriormente um cambão para o auxilio da soltura. Que posteriormente foi devolvido ao seu habitat natural longe de residências, sem nenhum ferimento aparente.

CBMCE resgate raposa

O resgate do Macaco-prego

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)para o resgate de um Macaco-prego na Aldeia Indígena Monguba dos Índios Pitaguary, na Rua Luiza Nogueira da Silva, Aldeia Monguba, Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24).

CBMCE resgate de macaco prego

O animal silvestre da espécie Macaco prego (Sapajus libidinosus) foi resgatado e entregue aos cuidados de tutoria provisória por indivíduo criador legalizado de Macacos prego, o Sr. Marcelo de Menezes Caldas (também é graduando de medicina veterinária), no Garrote Village, Caucaia/CE, no intento de ser prestado socorro e provisória guarda do animal. Posteriormente, o animal poderá ser encaminhado, junto aos órgãos ambientais, para instituição direcionada à reabilitação do mesmo e, caso seja possível, posterior soltura (com o respectivo Termo de Soltura) por profissional habilitado. Caso não seja possível reabilitação, será confeccionado Termo de Depositário Fiel (ou de Guarda) a indivíduo que conceda qualidade de vida ao animal, confeccionado pelo órgão público responsável.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.