Corpo de Bombeiros salva 8 vidas de afogamentos na Praia do Futuro em Fortaleza

9 de janeiro de 2022 - 22:42 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros salva 8 vidas de afogamentos em praias do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 8 vidas de afogamentos na Praia do Futuro e realizam 02 atendimentos pré-hospitalar (APH); Enquanto que no geral foram realizadas 1.647 prevenções, em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara

O Corpo de Bombeiros salva 8 vidas de afogamentos em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou 8 vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza. Os dados consideram: sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9).  A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

A 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 886 prevenções na faixa de areia e realizou 8 salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento, sendo dois salvamentos simples e dois salvamentos triplos. Sábado um adolescentes de 14 anos de idade, natural do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, por volta das 11 horas foi resgatado pelos guarda-vidas do posto de guarda-vidas 11 (PGV 11). Já no Domingo (9), por volta das 11h29, por mais uma vez, os guarda-vidas do PGV 11 resgataram um senhor de 42 anos de idade, natural de Fortaleza. Ainda no domingo (9), ocorreram dois salvamentos triplos, o primeiro, uma família de Souza/PB, por  volta das 13h15, os guarda-vidas do PGV 1 salvaram uma família, a mãe de 29 anos de idade e dois filhos, um menino de 11 anos de idade e sua irmã de 13 anos de idade. Enquanto o segundo salvamento triplo ocorreu por volta das 15h30, no PGV 7, onde uma família, desta vez o pai de 40 anos de idade e duas filhas, uma de 6 anos de idade e a outra de 7 anos de idade.

Como também, neste domingo (9), ocorreram dois atendimentos pré-hospitalar (APH), o primeiro um acidente com animal marinho, onde a vítima foi atingida pelo esporão de um bagre, sendo atendida e conduzida pela viatura do fiscal de praia para uma unidade de pronto atendimento. Assim como, outra vítima sofreu luxação de ombro, sendo atendida e conduzida pela ambulância tipo resgate do Corpo de Bombeiros para uma unidade de pronto atendimento.

No total, foram registrados 2 salvamentos simples e dois salvamentos triplos, onde 5 cearenses foram salvos e 3 turistas de Souza/PB e dois APH, também com vítima de Fortaleza/CE.

Os outros serviços de praia

Enquanto que em Caucaia, a 2ªCSMar/BBS realizou 279 prevenções, a 3ªCia/4ºBBM, no Aracati realizou 104 prevenções e o Posto Avançado de Jericoacoara realizou 378 prevenções. No total geral foram realizadas 1.647 prevenções.

O kit de oxigenioterapia

CBMCE Kit oxigenioterapia

O kit portátil de oxigenioterapia contém um cilindro de oxigênio em alumínio de cinco litros de oxigênio, além da bolsa, uma válvula reguladora com fluxomêtro bilha, um  conjunto de umidificador, um conjunto de Cânula de Guedel com número de 0 a 5. A oxigenoterapia é um tratamento cujo objetivo é manter a saturação de oxigênio acima de 90%, o nível recomendado para a saúde. A máscara de Venturi, que também é conhecida como máscara de arrastamento de ar, possibilita um controle da fração inspirada de oxigênio (FiO2) fornecida ao usuário, evitando dosagens nocivas.

CBMCE - kit oxigenioterapia

Balanço

De acordo com o Capitão Rodrigo Monteiro Carneiro, “além de salvar 8 banhistas de afogamento, 2 salvamentos simples e 2 salvamentos triplos, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros também realizaram 1.647 prevenções de afogamentos e a 1ªCSMar realizou 2 APH na Praia do Futuro. Como também foram utilizadas 20 placas de sinalização ao longo da faixa de areia”, resumiu o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) viabilizou para essas ações 55 guarda-vidas em 23 postos de guarda-vidas, além de nove quadriciclos, cinco viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas e do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede em Aracati e do Posto Avançado de Jericoacoara”, detalhou o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.