Corpo de Bombeiros resgata Falcão Carcará na Sabiaguaba em Fortaleza

9 de janeiro de 2022 - 10:03 # #

Ascom CBMCE | Salvamento 2 (2ªCia/BBS) - Quartel do Cambeba

Corpo de Bombeiros resgata Falcão Carcará na Sabiaguaba em Fortaleza

Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE articula tratamento na Clínica Bicho do Mato

Corpo de Bombeiros resgata Falcão Carcará em Fortaleza. Mais um resgate bem sucedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que resgatou na tarde deste sábado 8 de janeiro de 2022, um animal silvestre da espécie Falcão Carcará (nome científico: Caracara plancus), que estava em uma residência na Sabiaguaba, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

Parceria

Com o apoio da articulação da Comissão de Defesa dos Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (CDDA | OAB/CE), por meio da Dra. Karine Montenegro, foi providenciado um médico veterinário Dr. Marcelo Almeida de Sousa Jucá, da Clínica Bicho do Mato, na Aldeota, no intento de ser prestado socorro e reabilitação ao animal e, se viável, posterior soltura com respectivo termo de soltura.

O resgate e a articulação

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Diariamente recebemos demanda de resgate de animal, quando este animal está ferido, debilitado ou não tem dono fica um pouco mais difícil atender, pois precisamos transportar e encaminhar para um profissional habilitado e com experiência, visando sua recuperação e posterior soltura deste animal em seu habitat natural.

A solicitante fez o correto, ao ver que o animal que voa andando na rua e vendo que o mesmo não tinha condição de voar, o ajudou, alimentou e informou as autoridades por meio da Ciops que articulou seu resgate e traslado adequado para um profissional habilitado e com experiência.

De acordo com a Senhora Josanir de Almeida Barbosa, “o animal, que estava com a asa machucada, havia sido resgatado na sexta-feira, 24 de dezembro de 2021, em uma estrada próxima a sua residência. Os moradores estavam cuidando da ave para posteriormente soltá-la, contudo, não estavam percebendo melhora no animal, com isso resolveram acionar a composição do Corpo de Bombeiros para dar um melhor direcionamento a recuperação do Carcará”, relatou a solicitante.

O Diagnóstico

De acordo com o médico veterinário, “irei fazer avaliação clínica dele e a realização de exames, adentrarei com a prescrição dos fármacos e posteriormente, dependendo da resposta ele seguirá para um profissional que faz a reabilitação de voo com rapinantes”, relatou o Dr. Marcelo Almeida de Sousa Jucá, médico veterinário da Clínica Bicho do Mato em Fortaleza.

CBMCE resgate Carcará

O animal silvestre da espécie Falcão Carcará

O carcará (nome científico: Caracara plancus é uma espécie de ave de rapina da Ordem Falciformes, Família Falconídea. Mede cerca de 50 a 60 cm de comprimento (da cabeça à cauda) e sua envergadura varia em torno de 123 cm. Habita o centro e o sul da América do Sul. Também é conhecido pelos nomes: caracará, carancho, caranjo, caracaraí e gavião-de-queimada. Taxonomicamente, o carcará não é uma águia, mas um parente distante dos falcões.

Atuaram no resgate do Falcão Carcará a guarnição de busca e salvamento 2, da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS). Composta pela 1° tenente Clélia, subtenente Avelino, soldado Bruna e soldado Rubens, na viatura de Auto Salvamento 043.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.