Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvaram mais de seiscentos banhistas em 2021

8 de janeiro de 2022 - 17:05 #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (GV-CBMCE)

Corpo de Bombeiros salvou mais de seiscentos banhistas em 2021

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvou 601 banhistas em todo o território estadual. Como também foram realizadas 102.366 prevenções. Enquanto que foram, encontradas 67 crianças e idosos. Entre os banhistas salvos destacamos que 306 foram do Ceará, 05 do Acre, 02 de Alagoas, 21 do Amazonas, 25 do Distrito Federal, 03 do Espírito Santo, 10 de Goiás, 16 do Maranhão, 51 de Minas Gerais, 11 de Mato Grosso do Sul, 06 do Mato Grosso, 07 do Pará, 09 da Paraíba, 07 de Pernambuco, 39 do Piauí, 04 do Rio de Janeiro, 07 de Roraima, 04 do Rio Grande do Sul, 58 de São Paulo, 4 de Tocantins e outros países, sendo: 01 da Alemanha, 1 da França, 1 da Itália, 1 dos Estados Unidos da América e 02 da Argentina.

Entre os atendimentos realizados no ano passado, houve um final de semana que os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvaram 30 banhistas de afogamentos, sendo 29 na Praia do Futuro e 1 em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza e AIS 11 do Ceará. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação salvou 404 e 445 banhistas, respectivamente.

CBMCE salva 30 banhistas de afogamento

O serviço de praia

O serviço de praia além dos salvamentos de banhistas, prevenções e achados de pessoas, crianças e idosos, também realiza atendimento pré-hospitalar (APH), apoio a velejadores, acidente com animal marinho, resgate de animais e veículos atolados. Este ano, 98% dos salvamentos ocorreram em grau de resgate. 56% dos banhistas salvos são do sexo masculino e 44% do sexo feminino. Os postos de guarda-vidas (PGV) com maiores números de resgates são o PGV 11, com 30% dos salvamentos, PGV 1, com 22% dos salvamentos e PGV 2, com 18% dos salvamentos, todos da Praia do Futuro, que atendeu por 89% dos salvamentos e ocorrências de praia atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará.

2022

Já neste ano de 2022, os Guarda-vidas do CBMCE salvaram 19 vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza, e Lagoa do Cauípe em Caucaia, considerando: sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02). Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara e Praia da Baleia, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

CBMCE Salva 19 vidas

“O Batalhão de Busca e Salvamento [BBS] viabiliza guarda-vidas, além de quadriciclos, viaturas quatro por quatro e motos aquáticas com o apoio de ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e placas de sinalização. Atuam na prevenção e salvamentos de banhistas a 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, a 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede em Aracati, a 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) com sede em Itapipoca e do Posto Avançado de Jericoacoara”, detalhou o major Chailon Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS).

Alerta

CBMCE Queimaduras