Corpo de Bombeiros salva 19 vidas de afogamentos em praias do Ceará

2 de janeiro de 2022 - 22:48 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE Salva 19 vidas

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 19 vidas de afogamentos; 18 na Praia do Futuro e 1 em Caucaia e realizam 2.077 prevenções, em Fortaleza, Caucaia, Aracati, Itapipoca e Jericoacoara

O Corpo de Bombeiros salva 19 vidas de afogamentos em Fortaleza e Caucaia. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou 19 vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza, e Lagoa do Cauípe em Caucaia, considerando: sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02).  A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara e Praia da Baleia, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

A 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 1.662 prevenções na faixa de areia e realizou 18 resgates de banhistas com vida, em situação de afogamento. Sexta-feira (31), 01 banhistas salvo de Brasília/DF, no sábado (01), 15 banhistas foram salvos, dos quais: 10 do Ceará; 03 de Manaus/AM; 01 de São Paulo/SP e 01 de Teresina/PI. No domingo (2), 02 banhistas foram salvos, provenientes de Maranguape/CE.

2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS)

Enquanto que em Caucaia, a 2ªCSMar/BBS realizou 395 prevenções e salvaram 1 criança de 7 anos de idade próximo ao posto de guarda-vidas das Cristalinas, a vítima em grau de resgate foi entregue aos familiares consciente e orientada, sendo natural de Caucaia/CE.

No total, 13 cearenses foram salvos, sendo 10 de Fortaleza/CE, 02 de Maranguape/CE e 01 de Caucaia/CE, assim como, 06 turistas, sendo: 01 de Brasília/DF, 03 de Manaus/AM; 01 de São Paulo/SP e 01 de Teresina/PI.

CBMCE 30 vidas salvas

Balanço

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “além de salvar 19 banhistas de afogamento, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 2.077 prevenções de afogamentos. Como também foram utilizadas 12 placas de sinalização ao longo da faixa de areia”, resumiu o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

“O Batalhão de Busca e Salvamento [BBS] viabilizou para essas ações 89 guarda-vidas em 38 postos, além de doze quadriciclos, seis viaturas quatro por quatro e sete motos aquáticas e do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede em Aracati, da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) com sede em Itapipoca e do Posto Avançado de Jericoacoara”, detalhou o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

CBMCE Queimaduras