5ªCia/3ºBBM – Quartel de Itapipoca inicia plano anual de instruções

8 de janeiro de 2022 - 08:39 # #

Ascom CBMCE | 5ªCia/3ºBBM - Quartel de Itapipoca

A 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), sediada na Cidade de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), dando início ao planejamento anual de instruções, realizou no dia 06 de Janeiro uma instrução de Atendimento Pré – Hospitalar – APH para todo o seu efetivo operacional.

A instrução visa condicionar a tropa e deixá-la preparada para o atendimento de ocorrência nas mais diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar. A instrução ocorreu nas dependências do quartel e na área externa da unidade.

Inicialmente foi realizado um treinamento físico, sob a coordenação do Comandante da 5ª Cia, TC Mardens, com 4km de corrida pelas ruas de Itapipoca.

5ªCia/3ºBBM - Quartel de Itapipoca inicia plano anual de instruções

Em seguida, houve a instrução teórica e prática de APH nas dependências da Unidade, ocorrendo em várias oficinas, tais como: A importância do APH; Queimaduras; Intoxicações; Colar Cervical (seu uso está sendo desencorajado); DEA e as 04 arritmias (AESP, Assistolia, FV e TV); Torniquete (quando e como usar, modelos e improvisações); Técnica da Escada Rebatida;

As instruções de APH foram ministradas pelo SD BM Pegado, supervisionadas pelo 1º TEN BM William.

De acordo com o TC Mardens, Comandante da 5ª Cia/3º BBM, “Essas instruções vêm de encontro à necessidade de aprimoramento dos militares, visto que no dia a dia, muitas das técnicas deixam de ser aplicadas. As instruções e o compartilhamento de conhecimento mantém o efetivo atualizado e em condições técnicas e físicas para atuarem no emprego das missões atribuídas ao treinamento executado.”