Bombeiros Militares do Mucuripe: 50 anos de bons serviços prestados ao povo cearense

7 de janeiro de 2022 - 17:18 # #

Ascom CBME | 2ªCia/1ºBBM - Quartel do Mucuripe - 50 anos de bons serviços prestados ao povo cearense

Bombeiros militares do Mucuripe: 50 anos de bons serviços prestados ao povo cearense. Na manhã da quarta-feira, 05 de janeiro de 1972, foi inaugurado o quartel do Corpo de Bombeiros Militar localizado no Mucuripe, na Av. Vicente de Castro sem número, ao lado da Companhia Docas do Ceará, em uma região estrategicamente importante, pois abrangia não só a região portuária mas também todo o complexo industrial existente na região.

Quartel do Mucuripe: 50 anos

Inicialmente, o quartel do Mucuripe foi formado com um efetivo total de 78 Bombeiros e 3 viaturas, sendo denominado de 3º Grupamento de Incêndio (3ºGI), primeira unidade fora do Quartel Central, tendo como seu primeiro Comandante o Capitão Adonhyram de Sá Barbosa.

No dia 10 de outubro de 1995, foi transferido todo o efetivo do Salva-mar (salvamento aquático) do 1º GI (quartel central) para o 3ºGI, passando este quartel a realizar a importante missão de intensificar e qualificar as atividades do serviço de guarda-vidas na orla marítima da praia do futuro. Atualmente, o Quartel do Mucuripe também sedia a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS).

CBMCE - 50 anos dos Bombeiros do Mucuripe

Igualmente, após a inauguração do novo prédio, em 09 de abril de 2018, o quartel conta uma estrutura reformulada, com mais de 1300m² de área total, um espaço moderno, amplo e confortável vindo a substituir a antiga sede, que também operava na região, mas já com a estrutura deteriorada.

CBMCE - 50 anos Quartel do Mucuripe

O prédio dispõe de efetivo total de 103 profissionais, abrigando duas Companhias, a 2ª Cia/1° BBM, que realiza o serviço de combate a incêndio, e a 1ª CSMar/BBS, que realiza o de salvamento marítimo, além de 26 viaturas, compreendendo motos, automóveis, moto aquáticas, reboques, quadriciclos e um ABTS, com capacidade para 4 mil litros de água.

CBMCE - 50 anos Quartel do Mucuripe

A unidade do Mucuripe contempla 22 bairros da Capital, incluindo quase toda a rede hoteleira, alguns dos principais shoppings, cerca de 20 indústrias, o parque de tancagem, toda a orla da Beira Mar e Praia do Futuro, grande parte do litoral de Fortaleza e os principais bairros que contém as edificações verticais da cidade.

CBMCE - 50 anos do Quartel do Mucuripe

Com seus 50 anos de fundação, o Quartel do Mucuripe traz em sua bagagem inúmeras ocorrências marcantes em nossa cidade, um elevado número de vidas alheias salvas e muitas riquezas recuperadas. Atualmente, as duas Companhias sediadas nele são comandadas pelo Tenente-Coronel Cícero Osvaldo Pereira Zacarias e pelo Major Fernando Chailon Oliveira Barros. Parabéns a todos militares que fazem parte dessa história.

CBMCE - 50 anos de Quartel do Mucuripe

Anualmente, já é tradição, o Corpo de Bombeiros por meio de diversos parceiros da região, viabiliza o natal do Mucuripe com a distribuição de presentes e direito a passeio na viatura do Corpo de Bombeiros.

Oficiais que comandam socorro e comandam o serviço da Praia do Futuro e o comandante da unidade, em reunião de rotina, alinhamento de doutrinas e providencias de demandas em prol da melhoria do serviço e prestação continua do atendimento ao povo cearense.