Operação Enchente na Bahia – Missão cumprida

Ascom CBMCE | Operação Enchentes na Bahia

Operação Enchente na Bahia - Missão cumprida

Operação Enchente na Bahia – Missão cumprida

Operação Enchente na Bahia: Missão cumprida. Na tarde desta segunda-feira (3), as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) que se encontravam em apoio ao Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA) na “Operação Enchente na Bahia” regressaram após missão cumprida.

Diante do cenário crítico enfrentado com as fortes chuvas na Bahia, o governo do Ceará enviou, na noite do sábado, 25 de dezembro, por meio de bombeiros militares e viaturas seguiram para apoio aos municípios atingidos. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, em suas redes sociais.

Ao todo, 25 bombeiros militares, seis viaturas foram deslocados para auxiliar no apoio as vítimas das enchentes e inundações. Os bombeiros destacados retornaram após missão cumprida na tarde desta segunda-feira, 3 de janeiro de 2022.

“Minha solidariedade aos irmãos baianos diante da grave situação enfrentada. Conversei hoje com o governador Rui Costa. Enviamos bombeiros e viaturas para auxiliar no apoio às vítimas. Também disponibilizamos uma aeronave em caso de necessidade”, disse Camilo Santana.

A operação enchente na Bahia

Ao longo de nove dias, entre 25 de dezembro e 03 de janeiro, 04 oficiais e 21 praças atuaram com o suporte de 6 viaturas e mais de 100 equipamentos e acessórios, como: motosserras, embarcação bote de alumínio, flutuadores, coletes salva-vidas, cilindros, máscara fullface, kit de primeiros socorros, croque marítimo telescópico, capacete de mergulho dentre outros.

Da atuação

Coube ao Corpo de Bombeiros do Ceará contribuir no município de Itapé, sede e localidade de Banco Alto, no município Aurelino Leal, na sede e no município de Itabuna, na sede e nas localidade de Lamita, Itamaracá e Jardim Primavera com ações humanitárias como entrega de alimentos e água, como também resgates e cortes de árvores e por prevenção, realizando diversos transportes de moradores da região para busca de alimentos e insumos de higiene pessoal e no transporte de pessoas para atendimento médico.

Os atendimentos foram constantes até o nível das águas baixarem.

Reconhecimento

Por ocasião do regresso, o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, homenageou as guarnições com o certificado “Superando Expectativas”, entregue nas mãos do comandante da missão, o tenente-coronel Daniel Landim.

Os seguintes bombeiros militares participaram da Operação Enchentes na Bahia: Tenente-coronel Daniel Oliveira Landim, coordenador da operação, major Wilson Correia Lima, capitão Igor De Oliveira Cabral, capitão Sócrates Alves Honório De Souza, subtenente João Bosco Mesquita De Farias, subtenente Paulo Sérgio Mesquita De Farias, subtenente Márcio Ferreira Da Costa, subtenente Paulo Gonçalves De Araújo, soldado Maria Bernadete Sousa Alves, soldado Mauro César Januário Xavier, soldado Washington De Oliveira Arruda, soldado Emanuel Almeida Lima, soldado Emanoel Moreira Ary, soldado Carlos Henrique Magalhães De Albuquerque, soldado Antônio Rubens Alves Da Silva, soldado Jefferson Costa Faustino, soldado Albert Torres Da Rocha, soldado Antônio Rômulo Martins Neto, soldado Anderson Silva Mendonça Carvalho, soldado Deyvison Dos Santos Ferreira, soldado Saahra Jerônimo Da Silva, soldado Chayenne Barbosa Costa, soldado Daniel Araújo Da Silva, soldado Pardaillan Rodrigues Dos Santos, soldado Naildo Lopes De Moraes Junior.

Palavras do Comandante Ronaldo Roque