Corpo de Bombeiros resgata uma Pardela-de-barrete em Fortaleza

26 de dezembro de 2021 - 17:14 # #

Ascom CBMCE | 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar)/Batalhão de Busca e Salvamento (BBS)

Corpo de Bombeiros resgata uma Pardela-de-bico-preto em Fortaleza

Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE articula atendimento e abrigo

Mais um resgate bem sucedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que resgatou na tarde deste sábado um animal silvestre da espécie Pardela-de-barrete (Puffinus gravis), que foi encontrada por um pescador no mar, na Praia do Futuro, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Com o apoio da articulação da Comissão de Defesa dos Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (CDDA | OAB/CE), por meio da Dra. Karine Montenegro, foi providenciado um profissional habilitado, o médico veterinário em silvestres, o Dr. Bruno Pessoa Lima (CRMV CE 3251), no intento de ser prestado socorro e levado posteriormente para clínica ou instituição veterinária. Caso haja chance de reabilitação do animal, será realizada posterior soltura (com o respectivo Termo de Soltura).

CBMCE resgata ave

O resgate e a articulação

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Diariamente recebemos demanda de resgate de animal, quando este animal está ferido ou não tem dono fica um pouco mais difícil atender, pois precisamos transportar e encaminhar para um profissional habilitado e com experiência, visando sua recuperação e posterior soltura em seu habitat natural.

Neste caso específico, a ave foi encontrada por um pescador no mar da Praia do futuro, estava preso por um anzol, quando o pescador chegou em terra, próximo a barraca da Tia e do Posto de Guarda-vidas 01 (PGV 01) do Corpo de Bombeiros, os bombeiros militares foram acionados para o resgate.

Um anzol prendia o bico, além de perfurar superficialmente o pescoço da ave.

CBMCE resgate de animal, ave

Em síntese, os Guarda-vidas conduziram a ave até a 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/1ºBBM), com sede no Mucuripe, para cortar o anzol por meio de um alicate de corte.

CBMCE resgate de animal

O ferimento foi limpo com gaze estéril.

A ave Pardela-de-barrete

A Pardela-de-barrete também conhecida por Pardela-de-bico-preto ((Puffinus gravis) é uma ave marinha pertencente à família Procellariidae. Tem a plumagem castanha e branca, com um característico barrete preto e o bico preto.

Esta ave nidifica em ilhas nos hemisfério sul. Ocorre no Atlântico norte como visitante não nidificante, principalmente no final do Verão e no início do Outono, mas é pouco frequente junto à costa. É considerada ave visitante no Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, que adotou o nome vernáculo de Pardela-de-barrete.

Atuaram no resgate, articulação e entrega da ave os seguintes bombeiros militares, o 1º tenente Daniel Cals Theophilo Maciel e 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, Oficiais de Praia, como também, o subtenente Amaro, o sargento Campelo e o soldado Batista, nas viaturas de Auto Serviço de Praia (ASP), 40 e 41.

Balanço

Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a novembro deste ano, já foram resgatados 5.827 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.