Corpo de Bombeiros salva doze vidas de afogamento; sete em Fortaleza e cinco em Caucaia

26 de dezembro de 2021 - 20:43 # #

Ascom CBMCE | 1ª e 2ª CSMar/BBS | 3ªCia/4ºBBM - Aracati | Posto Avançado de Jericoacoara

Corpo de Bombeiros salva onze vidas de afogamento; sete em Fortaleza e quatro em Caucaia

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam doze vidas de afogamento; atendem um APH; encontram duas pessoas; resgatam uma ave Pardela-de-barrete, realizam 1.579 prevenções, em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara

O Corpo de Bombeiros salva doze vidas de afogamentos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou sete vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza e cinco em Caucaia, considerando: sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

A 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 822 prevenções na faixa de areia e realizou sete resgates de banhistas com vida, em situação de afogamento, três de Teresina/PI, três de Caucaia e um de Fortaleza. Na sexta-feira (24) uma criança de três anos de idade, residente no Serviluz sofreu lacerações nos punhos e no pé esquerdo em virtude da quebra do vidro do box do banheiro, recebeu atendimento pré-hospitalar (APH) dos Guarda-vidas do CBMCE. Duas pessoas foram encontradas, uma criança de 6 anos de idade, natural de São Mateus/MA e uma senhora de 66 anos de idade, natural de Teresina/PI.

CBMCE

A 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

A 2ªCSMar/BBS que atua em Caucaia realizou 273 prevenções na faixa de areia e realizou um resgate quádruplo, onde uma família com o pai, dois filhos e uma filha, de Messejana em Fortaleza foram resgatados com vida, em situação de afogamento, com idade de 51 anos, 22 anos, 24 anos e 27 anos de idade. Assim como, um resgate simples de um jovem de 23 anos de idade, natural de Pecém/São Gonçalo do Amarante.

Balanço

De acordo com o 1º tenente Rodrigo Martim, “além de salvar doze banhistas de afogamento, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 1.579 prevenções de afogamentos, houve um atendimento pré-hospitalar (APH) ao longo dos três últimos dias, realizado no Serviluz. Duas pessoas foram encontradas, uma criança de 6 anos de idade de São Mateus/MA e uma senhora de 66 anos de idade de Teresina/PI. Uma ave Pardela-de-barrete foi resgatada e conduzida a um médico veterinário silvestre. Os banhistas resgatados são cinco de Fortaleza, sendo quatro da Messejana e um da Aldeota. Três de Caucaia e um do Pecém/São Gonçalo do Amarante e três de Teresina/PI. Como também foram utilizadas 12 placas de sinalização ao longo da faixa de areia”, resumiu o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

“O Batalhão de Busca e Salvamento [BBS] viabilizou para essas ações 52 guarda-vidas em 21 postos, além de sete quadriciclos, cinco viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento”, detalhou o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

CBMCE Guarda-vidas