Corpo de Bombeiros resgata família de saruê em Tauá

25 de dezembro de 2021 - 15:56 # #

Ascom CBMCE | 3ªCia/3ºBBM - Quartel de Tauá

Corpo de Bombeiros resgata família de saruê em Tauá

Bombeiros de Tauá resgatam família de saruê

Uma família de saruês foi resgatada, na manhã desta terça-feira, 21 de dezembro, pelo Corpo de Bombeiros Militar por meio da 3° Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM), com sede em Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

De acordo com o subtenente Ladston, “a mãe saruê e seus três filhotes estavam presos num buraco do muro na hora do resgate, os animais estavam na rua José Rodrigues da Silva, bairro planalto Nelândia”, relatou o comandante do socorro e responsável pelo resgate.

O resgate ocorreu por volta das 9h15, sendo a guarnição composta pelo subtenente Ladston, soldado Bandeira, soldado Hebert, soldado Lima Silva e soldado Thiago

Como todos os animais estavam bem, a guarnição realizou a soltura na mata, longe da zona urbana. Os bombeiros militares explicam que os animais comuns de resgate em Tauá são: Carcarás, saruês, cobras e tamanduás.

O saruê

O gambá, também chamado de sariguê, saruê ou sarigueia na Bahia, mucura na Amazônia, timbu na Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte, cassaco no Ceará, Alagoas e no agreste pernambucano, micurê no Mato Grosso, raposa na Região Sul, taibu, tacaca e ticaca em São Paulo e Minas Gerais é um mamífero marsupial do gênero Didelphis, encontrado desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul.

Prevenção

Em linhas gerais, os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não se ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais e as crianças são curiosos e não tem noção do perigo.

Balanço

Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a novembro deste ano, já foram resgatados 5.827 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.