Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Edson Queiroz em Fortaleza

21 de dezembro de 2021 - 13:26 # #

Ascom CBMCE | 3ªCia/1ºBBM - Quartel de Messejana

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Edson Queiroz em Fortaleza

Incêndio em residência é debelado pelos bombeiros militares de Messejana

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Edson Queiroz. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM) com sede na Messejana, debelou, na manhã desta terça-feira (21), um incêndio em uma residência no bairro Edson Queiroz, pertencente à Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

De acordo com o 1º tenente Fernando Alencar Feitoza, “o incêndio na residência ocasionou danos estruturais, no telhado e paredes, além das chamas atingirem móveis, roupas e documentos”, informou o comandante do socorro.

Do acionamento

Os bombeiros militares da Messejana (3ªCia/1ºBBM) foram acionada por volta das 06h55, da madrugada desta terça-feira (21), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para conter um incêndio na Rua Lucas Francisco Antônio, no Edson Queiroz, em Fortaleza/CE. De imediato, os bombeiros militares se deslocaram até o local na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º tenente Alencar, o subtenente Elder, o subtenente kildery, o subtenente Farles e o soldado França.

Do combate e resgate

Durante a ocorrência não houve feridos, a residência se encontrava fechada, a proprietária estava trabalhando, foi necessário arrombar a portar para entrar no local. Somente danos materiais (móveis, roupas, documentos) e a estrutura (telhado, paredes) e parte elétrica dos cômodos atingidos (sala, corredor, quarto). O rescaldo consistiu em resfriar e dissipar a fumaça que ficou confinada nos ambientes sinistrados.

Para debelar o incêndio e realizar o rescaldo, foram utilizados 2.000 (dois mil litros de água) do tanque do ABTS 05. O irmão da proprietária, o Senhor Amarildo Gomes da Silva, acompanhou o combate e rescaldo e posteriormente assumiu a guarda do imóvel.

Conforme o 1º tenente Alencar, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o comandante do socorro.

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, no registro de eletricidade.