Corpo de Bombeiros realiza abertura da Operação Praia Segura e entrega de botes

10 de dezembro de 2021 - 15:25 # #

Ascom CBMCE | Batalhão de Busca e Salvamento (BBS)

Corpo de Bombeiros realiza abertura da Operação Praia Segura e entrega de botes

Corpo de Bombeiros realiza abertura da Operação Praia Segura e entrega de botes. Na manhã desta sexta-feira (10), na sede do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), no Bairro: Moura Brasil, foi realizada a abertura da Operação Praia Segura, bem como, a entrega de 05 (cinco) novos botes com moto de popa e carreta, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Além do Coronel Comandante-Geral, Ronaldo Roque de Araújo, estiveram presentes, o comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, o comandante do BBS, o tenente-coronel Joilton Moura de Menezes, o comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar). Fernando Chailon Oliveira Barros e o 1º tenente Alan Capistrano Rolim, comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMar).

Histórico do Serviço de Guarda-vidas

Em meados de 1982 foi criado o serviço de guarda-vidas extraordinário, ocorrendo principalmente nos períodos de alta estação, em postos como Praia do Náutico, Barra do Ceará, 31 de Março e Caça e Pesca.

Em 1989, a Constituição Estadual atribuiu ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no seu Artigo 90, Inciso IV: Proteção e salvamento aquático e, dessa forma, em 1993, o serviço de guarda vidas (GV) passou a ser realizado de forma ordinário pelo Corpo de Bombeiros com grande área de atuação na Praia do Futuro.

Em 1994 e 1995, foi realizada a Operação Verão, tendo como efetivo a primeira turma de bombeiros Guarda-vidas do concurso realizado com 120 vagas especificamente para esse serviço como salva mar.

A partir de 2009, o serviço de guarda vidas aumentou o foco na prevenção, atualizou as técnicas de resgate e também inseriu a utilização das embarcações no serviço de resgate.

De 2019 até a presente data, o serviço de salvamento aquático recebeu 14 motos aquáticas, 17 quadriciclos e 5 botes com motor e reboque que foram distribuídos na capital, área metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado. De modo a aumentar a excelência do serviço, ampliando a prevenção, tanto dos acidentes por afogamento como contribuindo na orientação dos banhistas quanto aos cuidados relacionados ao covid 19, visando sempre o bem comum da população.

Os novos botes

Em 2021 foram adquiridos 5 (cinco) botes com motor de popa de 30 HP e reboque que serão distribuídos para a 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo, como também para a Companhia de Mergulho de Resgate (CMR), para reforçar os serviços de praia e resgate de banhistas.

Operação Praia Segura

Na manhã desta sexta-feira (10) o Corpo de Bombeiros do Ceará deu início a “Operação Praia Segura” que tem por objetivo fortalecer a segurança e a proteção dos banhistas que frequentam a orla marítima de Fortaleza e Caucaia e áreas de praia e espelho d’águas no interior do Estado. De modo a intensificar o atendimento do serviço de prevenção e salvamento aquático do Corpo de Bombeiros.

Esse reforço aumentará em 50% o número de postos de guarda-vidas e contará também com quadriciclos, moto aquáticas, botes e três ambulâncias tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência diariamente.

A operação também tem como objetivo contribuir de forma proativa para o cumprimento do Decreto Governamental de Prevenção ao Covid 19 no Estado do Ceará, visto o aumento da atividade turística nesse período do ano em nosso Estado.

Entrega dos botes as companhias

Comandante Ronaldo Roque realizou a entrega do bote ao comandante da Companhia de Mergulho de Resgate, major Melo.

Comandante do Comando de Bombeiros da Capital, o tenente coronel Gledson Rodrigues realizou a entrega do bote ao comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo, major Chailon.

Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, o tenente coronel Joilton Menezes realizou a entrega do bote ao comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo, 1º tenente Alan Capistrano.

Palavras do Comandante Ronaldo Roque

Áudio do Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Demonstração de salvamento aquático com bote

A solenidade foi encerrada com o convite para que todos assistissem um simulado de resgate feito pelos guarda-vidas utilizando o bote sob o comando do 1º tenente Rodrigo Carneiro.