Corpo de Bombeiros participa da formalização do sistema SUITE pela SEPLAG

8 de dezembro de 2021 - 10:44 #

Ascom | CBMCE

Corpo de Bombeiros participada da implantação do sistema SUITE pela SEPLAG

Comando do Corpo de Bombeiros participa da implantação do sistema SUITE pela SEPLAG

O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) participou na manhã desta terça-feira, 06 de dezembro da formalização, através da assinatura do termo de cooperação, da implantação do Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica – SUITE. O Suite pertence ao projeto Papel Zero, desenvolvido no âmbito do programa Governo Digital, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), e deverá economizar cerca de R$ 300 milhões em um período de oito anos com a tramitação de processos, segundo o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges.

A iniciativa ocorreu no auditório da Casa Civil, no Palácio da Abolição, contou também com a participação das seguintes órgãos do Estado com a Secretaria da Saúde, a Procuradoria Geral do Estado, a Casa Civil, a COHAB.

O Comando do CBMCE foi representado pelo Coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, Diretor de Planejamento e Gestão Interna (DGPI) da corporação.

O Suite

O SUITE foi desenvolvido pela equipe de técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), com o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). A implantação do sistema faz parte do Programa Ceará Digital, liderado pela Seplag, que tem o objetivo de modernizar os serviços prestados pelo Estado à sociedade.

CBMCE Suite

Papel Zero

O projeto Papel Zero, desenvolvido através do Programa Governo Digital e coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag – CE), planeja eliminar o uso de papel, passando a ter todos os processos do Estado movimentados de forma integralmente digital. Isso deve gerar uma economia de cerca de R$ 350 milhões aos cofres públicos ao longo de oito anos.

A redução de gastos será possível devido à virtualização dos processos, gerando uma redução de gastos com contratos de impressão, papel, infraestrutura e pessoal. Além disso, o projeto prevê benefícios na transparência, no atendimento ao cidadão e na preservação ao meio ambiente.

Implementação na Etice

A Seplag é a primeira secretaria do Governo do Ceará a utilizar o SUITE. A expectativa é que o software seja implementado nas demais secretarias e órgãos da administração pública durante os próximos meses.

Na Etice, a previsão é que o sistema entre em vigor a partir de dezembro. O projeto entra agora na fase de treinamento dos colaboradores da Seplag e de outras entidades do Poder Executivo que, até o final de 2021, devem também estar aptos para tramitar seus processos de maneira integralmente digital.