Corpo de Bombeiros resgata vítima fatal presa nas ferragens em Quixeramobim

7 de dezembro de 2021 - 10:05 # # #

Texto: 1º tenente Dutra ASCOM CBMCE | 4ªCia/4ºBBM - Quartel de Quixeramobim e BCIF - Quixadá

Corpo de Bombeiros resgata vítima fatal presa nas ferragens de acidente de trânsito, em Quixeramobim

Bombeiros Militares de Quixadá e Quixeramobim resgatam vítima fatal presa nas ferragens de acidente de trânsito

Corpo de Bombeiros resgata vítima fatal presa nas ferragens, em Quixeramobim. Por volta das 21h20, desta segunda-feira, 06 de Dezembro, os bombeiros militares do quartel de Quixeramobim, 4° Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia/4ºBBM) com apoio do quartel de Quixadá, 1° Companhia do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF)  foram acionados pela Polícia Miliar para atender uma ocorrência de acidente automobilístico que resultou na morte do condutor do veículo. O fato aconteceu no quilômetro 24 da Rodovia CE 166, no distrito de Flores, a 6 quilômetros distante do Centro de Quixeramobim, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

De acordo com o subtenente Almeida, “populares no local afirmaram que o caminhão Volvo FH 400, carregado de piche, material utilizado no preparo de asfalto, trafegava no sentido Quixeramobim-Madalena quando sobrou na curva vindo a capotar e parar debaixo de uma ponte”, relatou o comandante do socorro.

O resgate durou aproximadamente 2 horas e meia, onde foram utilizadas técnicas de Salvamento Veicular com equipamentos do kit de desencarceramento.

Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

CBMCE - Kit de desencarceramento

Este anos (2021) por ocasião da 57ª Semana de Prevenção, o Governador do Estado, Camilo Santana entregou 14 conjuntos (kits), cujas características gerais apresentam um desencarcerador hidráulico, com motor quatro tempos a gasolina e potência mínima de 4,0 HP, montado em chassi metálico estruturado composto cada kit de: 01 moto bomba, 01 ferramenta de corte, 01 ferramenta alargadora, 01 cilindro extensor e 02 lances de mangueiras.

A operação foi concluída por volta das 01h30 da madrugada desta terça-feira. Além do Corpo de Bombeiros também atuaram na ocorrência a Policia Rodoviária Estadual, a Guarda Municipal de Quixeramobim, a Pericia Forense e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência.