2 de dezembro de 2021 - 15:52 # #

Ascom CMBCE e B5 1ªCia/4ºBBM - Quartel de Iguatu

Bombeiros de Iguatu resgatam quatro filhotes de gato em Iguatu

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/4ºBBM), com sede em Iguatu, resgatou quatro filhotes de gato, que se encontravam presos em uma tubulação, cano de escoamento de água pluvial de 60 mm, de uma residência. O fato ocorreu por volta das 11h30 da manhã desta quarta-feira (1).

Como também, o acionamento dos Bombeiros Militares ocorreu por meio do número 193. Imediatamente, os bombeiros se deslocaram até a Rua José Ferreira Lima, no bairro: Veneza, em Iguatu, Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

Informações preliminares relataram que os moradores quebraram a calçada, apesar do esforço, não conseguiram retirar os felinos. Evitando danificar o piso da residência, a guarnição lançou água na encanação do corpo de bomba da viatura, a partir da calha da edificação, quando se percebeu, por meio de sons, que haviam gatos no teto (forro).

“Dois gatos foram resgatados pelo forro, enquanto que os outros dois foram salvos após se colocar água na tubulação, sob pressão moderada o suficiente a retirar os animais sem machucá-los. Todos saíram ilesos e foram entregues a sua tutora”, relata o subtenente César, comandante do socorro.

Atuaram no resgate, o  subtenente César, subtenente Alcântara, subtenente Teixeira e o cabo Sérgio.

Prevenção

De acordo com o tenente-coronel Nijair Araújo Pinto, “o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará destaca a importância de deixar locais de acesso a esgoto, caixa de passagem, canalização de água pluvial sempre tampadas, pois os animais e crianças não têm noção do perigo e essas atitudes simples podem evitar acidentes e salvar vidas”, orientou o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM).

Outros resgates

Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Em 2021, de janeiro a novembro deste ano, já foram resgatados 5.827 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.