Corpo de Bombeiros participa do exercício simulado de emergência em aeródromo

2 de dezembro de 2021 - 19:32 # #

Ascom CBMCE | B5 6ªCia/1ºBBM, quartel do aeródromo - fotografias: subtenente Beserra.

Corpo de Bombeiros participa do exercício simulado de emergência em aeródromo

Bombeiros do aeródromo participam do exercício simulado de emergência 

A Seção Contra Incêndio (SCI) do aeroporto internacional de Fortaleza participou nesta manhã de quinta-feira (02), no pátio militar que fica nas dependências do sítio aeroportuário, de um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA). O simulado tem como objetivo verificar à operacionalidade e promover a melhora contínua dos procedimentos previstos no Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA), na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

A ideia é criar uma situação em que seja possível treinar preventivamente os profissionais para que consigam tomar as medidas necessárias em caso de emergência com vítimas.

CBMCE

O exercício simulado de emergência em aeródromo

No exercício, foi simulado um acidente envolvendo um caminhão de abastecimento no exato momento que o mesmo abastecia de combustível uma aeronave. Cerca de 32 pessoas foram resgatadas de dentro das três aeronaves pelas equipes de salvamento da SCI, enquanto os Carros Contra Incêndio (CCI) e os combatentes formaram um corredor de resfriamento para a retirada das vítimas. Helicópteros da CIOPAER também participaram do simulado realizando resgate aéreo das vítimas em estado mais grave.

CBMCE

Nesse simulado foram aferidos o Centro de Operações de Emergência (COE), as comunicações e alarmes existentes no aeródromo, a fraseologia na comunicação do rádio, os mapas de grades, o Posto de Comando Móvel, o tempo resposta das equipes de salvamento e do Serviço Médico de Emergência além das ferramentas de suporte do aeroporto.

As guarnições de combate a incêndio e salvamento da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (6ªCia/1ºBBM),com sede no Aeroporto Internacional de Fortaleza, foram comandadas pelo tenente Alairton e pelo subtenente Pádua. Além dos Bombeiros Militares da Seção Contra Incêndio (SCI), outras forças de segurança e emergência, como a Policia Rodoviária Federal (PRF), Policia Militar (PMCE), Polícia Civil (PC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), dentre outras, participaram do Exercício Simulado.

CBMCE

Vidas alheias e riquezas salvar!