Corpo de Bombeiros realiza Curso de Operação e Manutenção de Motosserras

25 de novembro de 2021 - 20:19 # # #

Ascom | CBMCE

Corpo de Bombeiros realiza Curso de Operação e Manutenção de Motosserras

O Corpo de Bombeiros realiza curso de operação e manutenção de motosserras. No período de 23 a 25 de novembro, do corrente mês, se realizou na sede do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), um curso de operação e manutenção de motosserras em parceria com a Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

De acordo com o 1º tenente Douglas Moura, “o curso teve carga horária de 24 horas/aulas, das 8 horas as 17 horas com 12 bombeiros militares do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) , do 1º e 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1º e 2ºBBM), informou o coordenador do curso.

Sobre o curso

O Curso teve como base habilitar seus participantes, dando-lhes informações, conhecimento de como operar a Motosserra, cuidados na operação, quais EPIs é utilizado, reparos, limpeza e manutenção no dia a dia para maior durabilidade e produtividade com o equipamento e segurança.

O conteúdo abordou definições sobre motosserras, principais riscos de acidentes e atendimento de primeiros socorros com enfoque aos acidentes envolvendo motosserras, cuidados ambientais na utilização, abastecimento e manutenção, Interpretação da NR12, manual de Operação de Motosserra, recomendações de segurança e uso de EPIs, prevenção de acidentes no uso de Motosserra, técnicas de corte, utilização segura, manutenção preventiva básica, materiais e acessórios auxiliares e recomendações de segurança no uso de Motosserra.

O curso foi ministrado pelo Senhor José Antônio Sampaio de Matos da Senar.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!