Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia de porta de Igreja em Sobral

13 de novembro de 2021 - 13:19 # #

Texto: 1º Ten Francisco Eduardo Fideles Dutra - Fotografias e vídeo: Guarnição da 1ªCia/3ºBBM - Quartel de Sobral

Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia de porta de Igreja em Sobral

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) resgatam cobra jiboia de grade da porta da Igreja em Sobral

Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia de grade da porta da Igreja em Sobral. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM) resgatou uma cobra jiboia. O fato ocorreu por volta das 7 horas da manhã desta sexta-feira (12). O acionamento ocorreu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral, na porta da Igreja na Cohab III em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

De acordo com o subtenente Crispim, “a cobra jiboia resgata tem cerca de 2 metros de comprimento, está sem ferimentos aparente e foi conduzida para seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental, na Serra da Meruoca”, relatou o comandante do socorro.

Em síntese, a guarnição conduziu o animal resgatado e o soltou em seu habitat natural.

A jiboia-constritora

A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.

Outros resgates

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no interior do Estado. Em 2020, o número de salvamentos aumentou para 5.217. De janeiro a outubro deste ano, já foram resgatados 5.327 animais em todo o Estado.

A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: subtenente Crispim, subtenente Nixon, soldado J Edson e soldado Jozias, na viatura CDC 0001.

Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras