3 de novembro de 2021 - 21:50 # #

Texto: B 5 - 6ªCia/1ºBBM - Quartel do Aeródromo

Bombeiros da 6ªCia/1ºBBM concluem Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo (CBA-AT)

Bombeiros Militares do Aeroporto de Fortaleza (6ªCia/1ºBBM) concluem Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo (CBA-AT)

Bombeiros da 6ªCia/1ºBBM concluem Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo. Na tarde desta quarta-feira, 3 de novembro do corrente ano, A Fraport Brasil Aeroporto de Fortaleza celebrou, no terminal de passageiros, a conclusão do Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo (CBA-AT). Os bombeiros militares do aeroporto internacional de Fortaleza compõem a 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/1ºBBM).

CBMCE Bombeiros do aeródromo Fortaleza

Participaram da iniciativa pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, o comandante-adjunto, o coronel Zélio Menezes, o diretor de planejamento e gestão interna, o coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, como também o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, o tenente-coronel José Leandro Marinho e o comandante da 6ªCia/1ºBBM, o tenente-coronel  Francisco Claudio de Oliveira. Como também, a Fraport foi representada pelo Senhor Alan Veras, Diretor de Operações, e do Senhor Schmid,  Diretor de Safety e Emergency, assim como os instrutores da OE-SESCINC, Roberto e Diórgenes.

Aeroporto de Fortaleza por meio da Fraport Brasil é certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC) tipo 2.

CBMCE 6ªCia/1ºBBM

Durante a cerimônia foi ressaltada a importância do curso de atualização para os bombeiros de aeródromo onde todos os presentes puderam ver através de fotos e vídeos um pouco do que foram as aulas teóricas e práticas em Fortaleza/CE e Guarulhos/SP.

Na ocasião ainda foram agraciados como destaque do curso os bombeiros militares, tenente Sousa, cabo Estela, cabo Deyvison, cabo Glaylson e cabo José Phelippe. Ao final todos participaram de um coffee break oferecido pela Fraport Brasil.

O Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo (CBA-AT)

O CBA-AT tem por objetivo: Atualizar tecnicamente os profissionais bombeiros que possuem formação e experiência na área de Salvamento e Combate a Incêndio e atuam nas atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis.

Para participar do curso, o bombeiro militar precisar cumprir os seguintes pré-requisitos: Ser detentor de atestados de aptidão física e psicológica válidos; Ter completado, no mínimo, 18 anos de idade; Possuir certificado de habilitação de bombeiro de Aeródromo; e Ter completado o ensino médio ou curso equivalente. Como resultado, os bombeiros militares de aeródromo ficam atualizados em relação à formação técnica.

O Conteúdo Programático: Introdução ao curso; Fundamentos da Teoria Contra incêndio; Legislação aplicada ao Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA); Noções básicas do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO); Fundamentos de Fatores Humanos; Fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho em aeródromos; Proteção Individual do Bombeiro de Aeródromo; Procedimentos operacionais de APH; Artigos perigosos e procedimentos em emergências químicas; Técnicas de maneabilidade com mangueiras; Táticas de resgate e combate a incêndio em aeronaves.