Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba em Aquiraz

30 de outubro de 2021 - 10:47 # # #

Texto: 1º Ten Dutra - Fotografias e conteúdo: B 5 | 2ªCia/2ºBBM - Quartel de Horizonte

CBMCE Horizonte

De janeiro a setembro deste ano, já foram resgatados 4.893 animais pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em todo o Estado

O Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba em Aquiraz. Mais um resgate de animal realizado com sucesso. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, na noite desta sexta-feira (29), uma vaca que caiu em uma cacimba seca com cerca de 4 metros de profundidade. Para tanto, foi necessário a intervenção dos bombeiros militares para a devida retirada da vaca da cacimba. A missão foi realizada com sucesso e a vaca foi retirada e entregue ao seu responsável, na Rua na localidade de Lagoa dos Ramos, na Cidade de Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará.

Uma guarnição dos bombeiros militares foi acionada por volta das 18h26, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de Fortaleza, que recebeu o chamado de um senhor, informando que uma vaca havia caído em uma cacimba seca.

CBMCE resgate de vaca Horizonte

De imediato, os bombeiros lotados na 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/2º BBM), com sede na cidade de Horizonte, se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate, “chegando no local, foi constatado que o animal se encontrava preso aproximadamente a 4 metro de profundidade em uma cacimba seca”, relatou o comandante do socorro, subtenente Evaldo

O resgate

Conforme o subtenente Evaldo, para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões. “Esse sistema permitiu a descida controlada de um bombeiro militar, que fez uma amarração na vaca, e logo em seguida o seu içamento a terra firme”, relatou.

CBMCE resgate de vaca em cacimba

Após o resgate com sucesso a vaca conseguiu malhar e em seguida ficou de pé, de modo aparente apresentava escoriações e lacerações compatíveis com a queda e foi entregue ao seu responsável.

Recomendação

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados, assim como, as tubulações precisam ser colocadas telas para se evitar situações como essa.

Balanço

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Ano passado, foram resgatados 5.217. Este ano, entre janeiro e setembro, foram resgatados 4.893 animais, em todo o Ceará.

A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Evaldo, subtenente Kleber, cabo Diego Lima, soldado Rodrigo e soldado Lauro, na viatura de Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06).

CBMCE resgate de vaca em cacimba