Corpo de Bombeiros debela incêndio no aterro sanitário de Tauá

Texto, fotografias e vídeos: B 5 | 3ªCia/3ºBBM - Quartel de Tauá

Corpo de Bombeiros debela incêndio no aterro sanitário de Tauá

Bombeiros de Tauá (3ªCia/3ºBBM) debela incêndio no aterro sanitário de Tauá

Corpo de Bombeiros debela incêndio no aterro sanitário de Tauá. Um incêndio no Aterro Sanitário municipal provocou muita fumaça tóxica e chamas ininterruptas. O Corpo de Bombeiros de Tauá – 3°Cia/3°BBM tem atuado para eliminar os focos, contudo é uma modalidade de ocorrência complexa, pois é necessário retroescavadeiras para revirar o entulho, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

Assim, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 16h00 dessa quinta-feira, 28 de outubro, para verificar a situação. Foi para o local uma guarnição com 05 militares num caminhão ABT 28 (Auto Bomba Tanque 28).

Usando jatos de água, os bombeiros passaram várias horas no local, na tentativa de apagar do fogo. São vários pequenos focos de labaredas que, misturadas ao lixo e o gás metano, provocam o fogo que não se apaga.

Por várias vezes os bombeiros molharam o local, e quando seguiam para outro ponto do lixão, o fogo retornava. O retomada do fogo é devido ao gás metano que é formado pela decomposição dos detritos orgânicos dispensados no local.

Os bombeiros tiveram de encerrar os trabalhos no início da noite por falta de iluminação, como já foi mencionado é necessário a utilização de uma maquina tipo retroescavadeira para remover o lixo acumulado no fundo das valas. As labaredas são pequenas, mas em vários locais diferentes, o que tem provocado uma fumaça tóxica em grande volume. Há também o risco constante de explosão.

Foram utilizados mais de 4.000 mil litros de água, os bombeiros que atuaram tiveram que fazer uso de EPI (equipamento de proteção respiratório e máscara com filtro anti gases), destacamos que o solo do lixão apresenta grande instabilidade o que pode causar afundamento pelo peso do caminhão. Também é necessário orientar a população que não coloque fogo no lixão, pois quando se dá início é difícil de apagar pelas questões elencadas. Por fim é importante compartilhar a complexidade da ocorrência com suas peculiaridades e desafios. Ainda mais, é comum em outros municípios não haver residências próximas a aterros sanitários, o que acontece em Tauá. Desde já nos colocamos a disposição.