Corpo de Bombeiros resgata gatinho de canalização pluvial na Meruoca

27 de outubro de 2021 - 16:20 # # #

Texto: 1º Ten Dutra - Fotografias e conteúdo: B 5 | 1ªCia/3ºBBM - Quartel de Sobral

De janeiro a setembro deste ano, já foram resgatados 4.893 animais pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em todo o Estado

O Corpo de Bombeiros resgata gatinho de canalização pluvial na Meruoca. Mais um resgate de animal realizado com sucesso. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desta quarta-feira (27), um filhote de gato que se encontrava preso na tubulação de uma canalização pluvial de uma edificação, sendo necessário a intervenção dos bombeiros militares para a devida retirada do filhote do local. Missão foi realizada com sucesso e o filhote entregue a solicitante que imediatamente adotou o animal, na Rua General Potiguara, Centro da cidade da Meruoca, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará.

Uma guarnição dos bombeiros militares foi acionada por volta das 12 horas, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Sobral, que recebeu o chamado de uma senhora informando que um filhote de gato se encontrava preso na tubulação de uma canalização pluvial entre as duas residências.

CBMCE resgate de gato Meruoca

De imediato, os bombeiros lotados na 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª Cia/3º BBM), com sede na cidade de Sobral, se deslocaram até o endereço informado para prestar o socorro. “Chegando ao local, após o reconhecimento do local, foi verificado que o animal encontrava-se preso aproximadamente a 1 metro da saída da tubulação”, relatou o comandante do socorro, subtenente Cleumárcio

O resgate

Conforme o subtenente Cleumárcio, para o resgate foi utilizado um cambão para laçarmos e traze-lo para fora da tubulação. “Essa ferramenta trouxe o filhote de gato para fora da tubulação. O animal não apresentava nenhum machucado aparente”, relatou.

CBMCE resgate de gato Meruoca

Após o resgate com sucesso o filhote de gato foi entregue a solicitante que imediatamente adotou o animal.

Recomendação

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados, assim como, as tubulações precisam ser colocadas telas para se evitar situações como essa.

Balanço

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Ano passado, foram resgatados 5.217. Este ano, entre janeiro e setembro, foram resgatados 4.893 animais, em todo o Ceará.

A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Cleumárcio, soldado Frota e soldado Soares, na viatura de Auto Salvamento 28 (AS 28).