CBMCE e AESP realizam formatura do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC)

26 de outubro de 2021 - 10:57 # # #

Texto: B5 CBCães e Fotografia e vídeo: Ascom | CBMCE

Formatura do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Nessa segunda (25), com a presença do Coronel Comandante-Geral Ronaldo Roque, aconteceu a formatura do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC), curso de especialização voltado ao uso e manejo do cão para salvar vidas, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

CBCÃES CBMCE

Formaram-se 23 profissionais, 14 do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, 5 da Polícia Militar do Ceará, 1 da Polícia Civil, 1 profissional da Secretaria de Administração Penitenciária e 2 Bombeiros Militares de outros estados, sendo um do Rio Grande do Norte e um da Paraíba.

O CBRESC foi promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) em parceria com o CBMCE, sendo realizado no período de 11 a 25 de outubro, no total de 168 horas / aulas, e teve como primeiro lugar o cabo João Alves de Matos Neto, lotado no CBCães do CBMCE que recebeu o certificado de primeiro lugar das mãos do Comandante Ronaldo Roque e do Coronel Humberto Dias, coordenador de ensino da Aesp, representando a Aesp.

O conteúdo do CBRESC abordou: Etologia canina, Condicionamento e psicologia canina, adaptação ao serviço de cães – Manejo e manutenção de cães e canis, primeiros socorros caninos, Orientação, localização e GPS, Busca terrestre, Figuração, Treinamento de cães de busca (rural, urbano e restos mortais), Obediência e destreza, Terapia assistida por animais e Atividades complementares.

Na solenidade homenageamos entidades e empresas parceiras com o certificado de Amigo de 4 patas: Faculdade de Veterinária e Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará, e as seguintes empresas:
DEC VET Distribuidora; Agener União; Distribuidora Gomes e Madeireira Geovane.

#bombeiros #bombeiro #cbmce #cães #cão #animal #dog

Companhia de Busca com Cães (CBCães)

A Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE foi criada em 2007 e tem sua sede e canil no Bairro José Walter, na cidade de Fortaleza.

A CBCães possui 15 cães, dos quais 3 são certificados nacionalmente. As raças que compõem nosso plantel de heróis: Boiadeiro Australiano (1), Border Collie (3), Labrador (6), Pastor Belga de Mallinois (4) e Braco Alemão (1).

Vidas alheias e riqueza salvar!