21 de outubro de 2021 - 17:32 #

Texto e fotografias: 1ªCia/3ºBBM - Quartel de Sobral

Corpo de Bombeiros participa da SIPAT da UPA de Sobral

O Corpo de Bombeiros participou nesta quarta(20), por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros da Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT na Unidade de Pronto Atendimento de Sobral Dr. Hugo Mendes Parente, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Em termos gerais, SIPAT nada mais é do que uma semana, que é promovida anualmente, para garantir a conscientização dos funcionários e demais colaboradores de uma empresa em se manter prevenidos de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Corpo de Bombeiros participa da SIPAT da UPA de Sobral

Foi realizado um simulado de atendimento a uma vítima pelos colaboradores da UPA de Sobral. Estiveram presentes o ST Saraiva e o ST Crispim.

Para a realização do simulado foi ministrada uma aula prática sobre primeiros socorros, onde os colaboradores presentes puderam colocar em prática os conhecimentos sobre imobilização, estabilização e remoção de vítimas. Os colaboradores puderam ainda testar o sistema de hidrantes da edificação, inspecionando as mangueiras e testando o acionamento automático da bomba de recalque da canalização preventiva.

Abaixo estão os principais objetivos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Entenda:
1 – Divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.
2 – Resgatar as orientações de segurança que podem ser “esquecidas” no dia a dia, para que todos os funcionários pratiquem segurança.
3 – Criar uma atitude vigilante, permitindo aos trabalhadores reconhecer e corrigir práticas inadequadas no ambiente de trabalho.
4 – Criar vínculos entre o funcionário e empresa. E mesmo incluir a família, motivando o funcionário a gostar ainda mais de seu trabalho.

Corpo de Bombeiros participa da SIPAT da UPA de Sobral

No entanto, deve ficar claro para todos que a SIPAT não é somente mais uma semana de atividades ou de festas internas. Por isso, as atividades devem ser muito bem planejadas.