Bombeiros de Itapipoca atuam em prevenção na trilha da “Pedra Itacoatiara”

17 de outubro de 2021 - 17:17 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros de Itapipoca atuam em prevenção na trilha da “Pedra Itacoatiara"

Bombeiros de Itapipoca atuam em prevenção na trilha da “Pedra Itacoatiara”

Bombeiros de Itapipoca atuam em prevenção na trilha da “Pedra Itacoatiara”. Na manhã deste sábado, 16 de outubro, entre 6 horas e 12 horas, uma equipe composta pelo 1°Tenente William e Subtenente Oliveira da 5ª Companhia do 3°Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) realizaram uma prevenção na trilha da “Pedra Itacoatiara”, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

De acordo com o 1º Tenente William, “a trilha da Pedra da Itacoatiara fica localizada na comunidade de mesmo nome, no distrito de Arapari, distante 14 km da sede do município de Itapipoca. Esta fica a 870 metros acima do nível do mar, o que proporciona uma visão panorâmica do maciço residual da serra da Uruburetama, dos vales e planícies sertanejas, bem como as dunas litorâneas das praias de Amontada, Itapipoca e Trairi. Rodeada por resquícios da vegetação de mata atlântica (Massaranduba, Jabuticaba,…), muitas nascentes hídricas e uma fauna silvestre ainda com muitos exemplares”, relatou o oficial.

A “Pedra da Itacoatiara” também é dotada de muitas lendas e religiosidade católica. O local é um excelente ponto de visitação, com acesso moderado, trilha de aproximadamente 2 km, realizada em 30 minutos de caminhada do ponto de partida até o seu ponto mais elevado.