2 de outubro de 2021 - 20:03 # # # # #

Texto: 1º Ten Dutra - Informações 1º Ten Torquato - Imagens: Populares

Corpo de Bombeiros resgata senhor de afogamento na Praia de Iracema, em Fortaleza

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros resgatam senhor de afogamento na Praia do Futuro, em Fortaleza

Corpo de Bombeiros resgata senhor de afogamento na Praia do Futuro, em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em mais um resgate de vítima de afogamento, na Praia do Futuro, em Fortaleza. A ação aconteceu na tarde deste sábado (2), no Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza.

Atuaram no resgate guarda-vidas dos postos 10 (BNB) e 11(Caça e Pesca), por volta das 16h45, os seguintes bombeiros miliares somaram esforços para o resgate: soldado Armando, soldado Gleison, soldado Wanderlei e soldado Roney.

O fiscal de praia por meio de rádio comunicação avisou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para informar o resgate, assim como, para que fossem registrados os dados da ocorrência de resgate de afogamento na Praia do Futuro.

O resgate

A vítima é natural e residente em Fortaleza, com 41 anos de idade, estava consciente e orientado mas com sinais característicos de haver ingerido bebida alcoólica e com sobrepeso.

De acordo com o primeiro tenente tenente Bruno Torquato de Sousa, ” os guarda-vidas tentaram colocar a vítima no pranchão mas por conta das condições do mar, velocidade do vento, horário da maré que estava secante e das correntes, foi utilizado um flutuador para estabilizar e rebocar a vítima, tirando do repuxo e das pedras, que saiu do mar com uma lesão discreta, resultante de um trauma por abrasão linear (escoriação)”, relatou o oficial de praia.

Os guarda-vidas que resgataram a vítima são lotados na 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Pelas condições do mar, naquele local e sem o apoio dos guarda-vidas, dificilmente a vitima conseguiria vim a terra por meios próprios.

imagens feitas por um banhista que acompanhou o resgate

Além deste resgate com vida, neste sábado (2) houveram 290 prevenções junto aos banhistas, assim como, duas ocorrências de atendimento pré-hospitalar, onde um banhista foi atingido por um esporão de bagre e uma laceração de membro inferior, corte no pé, ambos foram atendidos pelos guarda-vidas que limparam os respectivos locais e fizeram curativo tópico e ambos por meios próprios se dirigiram a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Prevenção

O CBMCE orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. É importante que o banhista procure a orientação dos guarda-vidas, que ficam de prontidão nos postos da orla marítima cearense. Eles orientam quais os melhores locais para o banho em segurança e quais áreas de correnteza devem ser evitadas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção, como não deixar que os pequenos entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a substância altera a percepção e a capacidade de discernimento do indivíduo. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros do Ceará deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele corre o risco de se encontrar na mesma situação de uma vítima de afogamento. Procure os guarda-vidas na praia ou ligue para o número 193.