Corpo de Bombeiros debela incêndio em vegetação no município de Pacatuba

29 de setembro de 2021 - 14:42 # # #

Texto e fotografias: B5 | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

Bombeiros de Maracanaú apagam fogo em vegetação no município de Pacatuba

Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) apagam fogo em vegetação no município de Pacatuba

Corpo de Bombeiros debela incêndio em vegetação no município de Pacatuba. A viatura de Auto Bomba Tanque e Salvamento 10 (ABTS 10) foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação em Munguba, no município de Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24).

Ao chegar ao local, a guarnição verificou que se tratava de um incêndio em um terreno de grande extensão. Após definir as zonas de segurança e traçar o plano de ação da emergência, a guarnição iniciou as atividades da operação de combate às chamas.

CBMCE Incêndio em vegetação

“A definição da estratégia operacional a se adotada pela guarnição interfere diretamente no êxito da operação de combate aos incêndios”, esclarece o tenente-coronel Luiz Claudio, Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM) com sede no quartel de Maracanaú

Armada uma linha direta para combater os focos de incêndio mais intensos, a guarnição avançou pelas grandes áreas afetadas pelas chamas, promovendo a extinção do incêndio.

De acordo com Ten Abreu, Chefe da guarnição, “a utilização de bombas costais para finalizar o incêndio aconteceu após o sucesso com a linha direta”. A ocorrência foi concluída com uma hora de atividades. Foram consumidos 3600 litros de água.

Concluída a extinção das chamas, a guarnição retornou para a sede da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM) quartel de Maracanaú.

CBMCE Incêndio em vegetação